ALEGREM-SE COM OS QUE SE ALEGRAM E CHOREM COM OS QUE CHORAM

 

Quem se alegra com os que se alegram e chora com os que choram, esse é próprio em tudo o que faz, pois, pelo amor, abraçou a realidade; e o fez sem medo, sem inveja, sem amargura, sem rancor, e sem competição. Somente o amor verdadeiro produz essa segurança para ser.

Há pessoas que são capazes de chorar com os que choram, mas não são capazes de se alegrar com os que se alegram. No entanto, para todo aquele que se alegra com a alegria que a outros visitou, o chorar com os que choram é natural.

E por que quem é capaz de se alegrar com a bondade que sobre outros pousou como alegria é também capaz de chorar com os que choram, sendo que o oposto—chorar com os que choram—não necessariamente faz a pessoa ser capaz de se alegrar com os que se alegram?

Ora, é que é mais fácil para os inseguros serem humanos e amigos na tristeza dos outros—realidade que a todos nivela nesta existência—, do que na alegria desses, posto que a tristeza é algo de que todos têm farta experiência nesta vida, mas da alegria verdadeira poucos têm experiência. Assim, chorar com os que choram é mais fácil para qualquer um do que se alegrar com os que se alegram, visto que chorar com os que choram é identificar-se com o que é certo (o sofrimento), mas se alegrar com os que se alegram é ter a capacidade de celebrar o raro, o inusitado e o que não é natural neste mundo de dores.

Todo aquele que é capaz de se alegrar com os que se alegram é também capaz de chorar com os que choram, porém, nem todo aquele que é capaz de chorar com os que choram é também capaz de se alegrar com os que se alegram.

Afinal, quem terá inveja da dor dos doídos? Mas da alegria dos alegres muitos têm grande inveja!
Assim, se você deseja desenvolver boas coisas dentro de você, aprenda a alegrar-se de coração com os se alegram, e, assim, você ficará livre de toda inveja.

Há, todavia, aqueles que “amam” você quando você está sofrendo, e que o “odeiam” quando você está feliz.
Ora, todo aquele que assim sente, é um invejoso em estado de luta permanente contra a sua inveja; daí viver em conflito, e de tal modo, que chorar com os que choram é a dádiva de um certo “melhor do seu coração”; e que acontece, inconscientemente, como camuflagem da inveja que o impossibilita de se alegrar com os que se alegram.

Para o invejoso, mais difícil do que suportar todas as coisas, todos os sofrimentos e todas as privações da vida, é agüentar ver a bondade da graça de Deus se manifestar como alegria no coração de alguém que não seja o dele.
O invejoso é capaz de se vestir de solidariedade quando vê o sofrimento; afinal, para ele, o ser solidário na dor é uma virtude de afirmação sua. No entanto, se alegrar com os que se alegram é uma afirmação feliz acerca da bondade de Deus sobre um outro. E disso somente os que não têm inveja no coração são capazes.

Assim, conforme se vê, a inveja é uma miséria, e sábio é todo aquele que de seu próprio coração varre toda inveja para sempre. Mas para que isto aconteça é preciso que a pessoa aprenda a se alegrar em ser quem é, pois, somente assim ela não terá inveja da felicidade de ninguém.

Que nosso querido Pai Celeste nos ajude nesta reflexão pessoal.

Vejo todos no domingo, para aquele abraço gostoso, sincero e tão importante para nossas almas.

Paz, amor e Cristo!

Share

4 comentários em “ALEGREM-SE COM OS QUE SE ALEGRAM E CHOREM COM OS QUE CHORAM

  1. Eu me alegro em ser quem eu sou, apesar de todas as minhas imperfeições! Linda reflexão!!!

  2. Me perdoe,mas absolutamente não concordo.Se chorar com os que choram fosse tão óbvio e fácil assim não haveria tantos desprezados no mundo.
    Mais cruel que a inveja é o julgamento!!É o menosprezo!!
    Jesus não disse que a misericórdia triunfa sobre a inveja,mas sobre o juizo!!
    Já esteve desprezado por que está sofrendo?Ninguém te quer por perto!!Praticamente todos te abandonam!É fácil encontrar quem realmente chore com vc??
    Não,não é!!!
    Tropeçar,estar abatido,não atrai pessoas,repele!O ser humano é hedonista por natureza e foge do sofrimento e de tudo que possa se reportar a isso!
    E no caso dos religiosos,”fariseus”,é sinal de ter pecado,pois quem é de Deus não pode sofrer!Se está sofrendo,ou em dificuldade é porque pecou!
    Os amigos de Jó choraram no início,mas depois,se fizeram de fortes com o fraco,passaram a julgar Jó e a dar lições,como os donos da verdade!Porque não enxergavam a obra de Deus na vida de Jó!!Foram legalistas!!Julgaram pela aparência!!E o texto fala de uma alegria espiritual,por benção espiritual,honra.Não se refere à ganhos materiais e seculares!
    Leia o versículo 12 do mesmo capítulo.Ele fala da alegria espiritual,na esperança da salvação.Da alegria em Cristo!

    • “Já esteve desprezado por que está sofrendo?Ninguém te quer por perto!!Praticamente todos te abandonam!”

      Sim, Márcia. Já quebrei uma grande empresa e de pessoa cheia de dinheiro e “amigos”, passei a ser”ajudado” pela igreja com Cesta básica e todos sumiram, exceto os amigos. Já fui desprezado por estar sofrendo.

      Muitos choraram comigo na minha queda, e muitos riram de mim por causa da minha queda.Muitos se alegraram com minha desgraça.

      Mas, em minhas vitórias, percebo que são muitos os bajuladores, mas não são muitos os que se alegram verdadeiramente com o sucesso alheio.

      Desejo sucesso para você!

      Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website