Amanhã é Segunda-feira!

Por Geziel Madeira

Domingo à noite já começamos a nos preocupar: lá vem mais uma Segunda-feira! Ninguém merece! Ou será que merecemos sim? Segunda-feira árdua, tem que levantar cedo, ir para o trabalho, encarar o chefe – o que às vezes não é nem um pouco fácil. Como é difícil levantar cedo numa Segunda-feira! Vários são os problemas nos aguardando, teremos de enfrentá-los um a um. Aquele turbilhão de coisas para fazer! Problemas e mais problemas! Será que deixamos alguma coisa “passar despercebido” na semana anterior? Vamos ter que resolver correndo antes que chegue a cobrança! Que dia cansativo, não vejo a hora de Sexta-feira chegar novamente! Como eu queria não ter que trabalhar, ficar em casa, de pernas pro ar! Ou quem sabe passar o dia todo na praia escutando as ondas do mar! Seria perfeito! Ah, por que não nasci rico? Ou por que não ganhei na loteria? É tanta luta pra ganhar aquele dinheiro suado que sempre achamos que é menos do que merecemos ou precisamos! Trabalhar cansa, e isto muitas vezes nos leva a ter pensamentos como estes. Mas por que temos tanto que lutar? Por que trabalhar tanto? Não podemos simplesmente nos livrar disto que muitas vezes é um peso? Como gostaríamos de não ter que trabalhar!

Acontece que o trabalho foi instituído por Deus! Lá em Gênesis 2:15, Deus já estabeleceu que Adão deveria lavrar e guardar o jardim do Éden. Isto é trabalho! Mas o trabalho só se tornou penoso depois da queda do homem, quando Deus disse que “…do suor do teu rosto comerás o teu pão” (Gênesis 3:19). Portanto, trabalhar, suar e esforçar-se vai continuar fazendo parte da sua vida. E quanto a isso, temos vários exemplos na Bíblia sobre o trabalho. Em 2 Tessalonicenses 3:8-12, Paulo fala o seguinte:

”Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. (…) se alguém não quiser trabalhar, não coma também. (…) A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.”

Logo, temos que trabalhar para ganhar o sustento do dia-a-dia. Se queremos comer, temos que trabalhar. Mas então, por quê muitas vezes o trabalho é penoso? Por quê não nos alegramos com o trabalho? Por que achamos a Segunda-feira tão difícil? Talvez, por que ainda não entendemos um outro padrão sobre o trabalho e sobre o nosso sustento. Na carta de Paulo aos Colossenses, diz assim:

“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.”
Colossenses 3:22-24

Ora, parece claro o que Paulo está dizendo. Ele quer dizer que o nosso trabalho temos que encarar como um trabalho para Deus, não para os homens. Com simplicidade no coração e temendo a Deus. Se trabalhamos para Deus, então temos que ter alegria naquilo que nós fazemos. Se tememos a Deus, com certeza também buscaremos fazer o nosso melhor. Pois, se você que se diz cristão e ama a Deus, faria um serviço para Ele de qualquer jeito? E ficaria reclamando todo início da semana que tem que trabalhar? E acordaria triste por que tem um trabalho? Meu amigo, se você faz o seu trabalho de qualquer jeito, e ainda reclama do patrão e do emprego que tem, você precisa mudar a perspectiva, pois não estás enxergando bem!
E se você agora sabe que trabalha para Deus, então também precisa entender que o teu chefe lá no escritório que você vai de Segunda a Sexta, é uma autoridade instituída por Deus na tua vida (leia Romanos 13 para entender melhor).

Também temos que entender um outro ponto importante: em diversas passagens da Bíblia está escrito que é Deus quem nos dá o sustento, como por exemplo em Salmos 104:27-28:

“Todos esperam de Ti que lhes dê o seu sustento em tempo oportuno. Quando lhes dá o alimento, eles o recolhem; quando abres a tua mão, enchem-se de bens.”

Por isto devemos entender que é Deus quem nos dá o sustento, portanto, seria a empresa que nos paga o salário que realmente nos sustenta? É realmente o nosso trabalho que nos sustenta? Se trabalhamos para Deus, e se o nosso sustento vem dEle, e se as autoridades sobre a nossa vida são instituídas por Ele, logo, devemos sim nos contentar com o trabalho, além de buscarmos fazer o melhor e ter alegria naquilo que fazemos, sabendo que o reconhecimento, e a recompensa, vem de Deus.
“(…) tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.” 1 Timóteo 6:8

E, para finalizar, lembre-se que não é só você que trabalha: um conhecido judeu disse assim, certa vez: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5:17)
Então, tenha uma boa Segunda-feira, e um bom trabalho!

Share

5 comentários em “Amanhã é Segunda-feira!

  1. Bom dia Pastor Luciano

    Tenho recebido seus e-mails e êles tem falado muito comigo. Que Deus, na sua infinita misericórdia, possa continuar te usando e lhe abençoando.

    Já, há mais de trinta anos, quase 40, quando entrei para trabalhar no Bradesco / em Goiânia – (1.966) – tinhamos um “chavão” com a seguinte tese: “AINDA BEM QUE AMANHÃ É SABADO” , nada de mais se desconsiderassemos que isso era numa plena SEGUNDA-FEIRA!!!

    Surgiu na época tambem uma forma de se expressar o HORROR das segundas-feiras :

    Qual O melhor dia da semana = É A SEGUNDA-FEIRA

    Segunda-Feira !!???!

    Sim , SEGUNDA-FEIRA – pois é o dia mais longe da outra !!!!

    Gde abraço Pastor

    Fique com Deus

    Ederli Foizer (Metodista Goiânia Leste)

  2. Ninguém teria problema com as segundas feiras se trabalhasse em algo apaixonante. Depois de 35 anos num trabalho maçante, hoje eu estaria livre para viver de pernas pro ar, mas viver assim não faz sentido. Trabalhar em algo que se ama fazer é a saída pra não ter a sindrome da segunda feira.

    Abs, meu caro!

  3. Caro amigo Geziel,

    Envio aqui um recado para você: amei seu texto. Gosto do tema e gostei da sua abordagem!

    Sou uma daquelas pessoas que tem crise ao contrário: preciso me controlar para não deixar que o trabalho invada toda a minha vida, tomando o espaço precioso das pessoas que amo e das outras coisas gostosas que faço!

    Gostei demais! Já estou esperando o Café conduzido por você pra gente papear!

    Beijo, Simone Maia

  4. Ótima mensagem, pastor!

    Deus te abençoe.

    Um abraço e fica na Paz.

    João Victor

  5. Eu não tenho problemas com a 2ª feira. Mas na 6ª pela manhã, já estou o bagaço!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website