COMO SER BEM-SUCEDIDO EM 2018?

Possivelmente quem trouxe você até aqui foi o título acima. Afinal, desconheço quem esteja buscando ser malsucedido. Seja quem for e em que área da vida for, o instinto humano de sobrevivência milita insistentemente por duas coisas: conforto e felicidade.

 

Três histórias:

1 – Dois pastores assembleianos cometem suicídio esta semana. Um caso foi registrado em Cornélio Procópio (PR) e outro em Araruama (RJ). Um deles era bastante famoso e considerado um pastor bem-sucedido, pois era querido por muitos e liderou grandes congregações. Quando a pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor e não a vida… Quando chega ao ponto de matar o corpo é porque já estava morta na alma, mas ninguém percebeu. Em que ele se considerava malsucedido?

2 – Ontem conversava com uma jovem empresária. Seu grande sonho era ser mãe e não conseguia. Orei muito pedindo a Deus que a abençoasse com a maternidade e por fim ela veio por meio de um bebê lindo e saudável. Hoje ela tem dois filhos: a empresa e o bebê. Porém o filho primogênito (a empresa) está tomando quase todo seu tempo e ela me confessou que tem negligenciado tempo de qualidade para o filho caçula (o bebê).

Os negócios não estão mais tão prósperos como já foi no passado. Meu esforço foi de mostrá-la que o filho primogênito não é uma pessoa, mas uma coisa, e não devemos amar as coisas, mas sim as pessoas. E o pai dela (Deus), a quem ela não vê, já foi negligenciado também. Pode-se medir se uma pessoa é bem-sucedida na vida pela consistência dos seus relacionamentos interpessoais. Relacionamentos consistentes são para a vida toda, mas negócios e vida profissional são cíclicos e acabam, nem que seja por aposentadoria compulsória.

3 – Também ontem conversava com um jovem empresário. Ele recém separado e muito feliz com sua nova solteirice: “Luciano, é bom demais ser solteiro nos dias atuais, as mulheres são independentes, elas não mais precisam de nós, não há exigências… Tenho conhecido mulheres lindas e cultas; Nunca me diverti tanto”. Mostrou fotos de algumas delas e contou-me de suas inúmeras viagens internacionais feitas em 2017 e do tanto que está dedicando-se ao esporte favorito. Os negócios dele hoje estão muito prósperos, contrastando com um passado que já foi decadente. Lembro-me de já tê-lo visto definhando.

Das pessoas acima, quem é a mais bem-sucedido? A resposta não é simples.

Em relação aos dois últimos protagonistas, os conheço intimamente, se voltarmos o livro alguns capítulos, o cenário era bem diferente. Lembro-me vividamente quando uma década atrás ela estava entrando no céu e ele caminhando no inferno. Como costumo dizer: Se as coisas estão mal, não se preocupe, pois vai passar! E se as coisas estão indo muito bem… Não se preocupe… Pois também vai passar! Tudo passa!

Mas será que com um título que promete dizer “como ser bem-sucedido em 2018” eu não deveria ter contado apenas a última das três estórias? O que é ser bem-sucedido do ponto de vista de Deus?

O livro apócrifo “Hebreus” nos conta sobre os homens que o autor denomina de Heróis da Fé. Fica pelo relato bem claro duas coisas:

1 – Que o ser humano é herdeiro de uma história e que seus atos em vida inevitavelmente serão uma herança (maldita ou bendita) para seus descendentes. Decisões de nossos pais (onde morar, em que trabalhar…) influenciam diretamente como nós vivemos hoje e decisões nossas de hoje definirão como e onde viverão nossos netos. A conexão é total. Ser bem-sucedido está relacionado não apenas ao hoje, mas ao amanhã. Seremos lembrados pelos nossos bisnetos? Qual imagem terão de nós?

2 – Uma aparente derrota ou fracasso momentâneo, pode não sê-lo no longo prazo. Talvez um evento considerado um revés hoje, possa converter-se em bênção para nós ou nossos descendentes. “A causa de Deus nem sempre é de sucesso imediato. Nós podemos ser realmente malsucedidos e ainda assim estarmos no caminho correto”, disse o teólogo alemão antinazista Dietrich Bonhoeffer.

 

Ser bem-sucedido é você olhar para o passado com gratidão aos seus antepassados que trouxeram você até aqui.

Ser bem-sucedido é ser honestamente agradecido a Deus por aquilo que você tem, mesmo que considere pouco, pois você não merece ter o que tem. Deus dá de Graça, não por qualquer merecimento seu. Lembre-se: você não merece nada! Portanto, seja agradecido 24 x 7.

Ser bem-sucedido é conseguir olhar para o futuro equilibradamente, sabendo que o amanhã pode ser planejado, mas não previsto. Excesso de futuro causa ansiedade, o que é uma doença desgraçada.

Ser bem-sucedido é olhar para seus fracassos (casou errado, escolheu profissão errada, teve filhos demais ou de menos…) mas não permanecer fixo neste passado. Excesso de passado causa depressão, que é uma doença mortal. Todos erram. Todos acham que poderiam em algum momento ter tomado uma decisão melhor. Use seu passado para construir sabedoria e transferi-la para sua descendência.

Ser bem-sucedido é lutar diariamente para alcançar seus sonhos, sabendo que não importa se eles serão ou não alcançados, pois o melhor da vida é a viagem, não o destino. Se chegar lá, ótimo! Mas se não chegar, tudo bem, pois a viagem foi sensacional, festiva, alegre, cheia de aventuras, fotografias e estórias para contar no blog. Curta sua viagem! Se esforce por encher seu vagão de pessoas que gosta. E saiba que o trem anda bem rápido, a paisagem de hoje não mais existirá amanhã. Curta a paisagem de hoje! Não perca muito tempo com processos, invista tempo em pessoas. Não se angustie com prazos, alegre-se com relacionamentos.

Ser bem-sucedido é repartir uma garrafa de vinho! Bebê-lo gostosamente acompanhado de um pão embebido num azeite e poder dizer:

“Estou fazendo isto em memória do sacrifício de Jesus Cristo; esta é a minha Ceia do Senhor com meu amigo; Estou me alegrando em gratidão por que a vida não se resume neste mundinho finito, mas, por causa de Cristo, viverei eternamente com Ele, num lugar que não sei onde é, mas que não haverá nem choro, nem dores, nem ansiedade, nem depressão, nem traições, nem angústias… Sou bem-sucedido porque ganhei de Graça esta Nova Vida pela qual antecipadamente celebro, e antecipadamente sou grato, pela fé.”

Curta muito sua viagem ano que vem. E assim, seja bem-sucedido! Feliz 2018!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website