EU SÓ GOSTO DE QUEM GOSTA DE MIM

Quando passei por uma grande dificuldade financeira anos atrás eu pude dividir os meus “amigos” em dois grupos: os que me apoiaram, ajudaram e participaram daquele meu sofrimento e os que ignoraram minhas circunstâncias. Em minha forma muito humana de analisar o fato passado, sigo a tendência social de rotular estes dois grupos: grupo dos bons e grupo dos maus. Ou grupo dos amigos verdadeiros e dos falsos amigos.

Diante de um ser – humano que pensa majoritariamente em si mesmo e em seus interesses, encontrar pessoas que se preocupam com amigos e familiares é coisa rara, grata e até emocionante. Os que ajudam os irmãos, que estão sempre prontas para dar uma “força” aos amigos e preocupa-se com o bem estar dos familiares são celebrados como justos, bons, verdadeiros cristãos… Exemplos a serem seguidos: Filhos de Deus.

Quando me deparo com o discurso de Jesus, me assusto, pois Ele compara estas pessoas, tão melhores que a maioria de nós, a pessoas más. Jesus, no arcabouço de seu raciocínio, nos explica que não existe qualquer vantagem em ajudar as pessoas que amamos. Não existe qualquer mérito em “dar uma mãozinha” ao meu amigo de quem tanto gosto. Ele diz que isto é apenas um pré-requisito para estar vivo, nada mais. Jesus justifica seu comentário dizendo o seguinte: “Os maus também ajudam as pessoas que gostam. Os pecadores também cuidam de sua família. As pessoas de má fama também emprestam dinheiro para quem sabem que receberão a grana de volta.”

Os maus fazem todas estas coisas, assim como nós fazemos, e muitas vezes achamos que nós somos sensacionais… Ao ajudarmos um amigo ou um parente dormimos com a consciência um pouco mais leve, dando uma piscada para Deus e dizendo pra Ele: “Tá vendo? Não sou tão mal assim…”, com uma pontinha de orgulho. Um tipo de vaidade invertida, até massageando o ego. Jesus diz que ajudar quem nos ajuda, ajudou ou que possa nos ajudar, ou ajudar as pessoas que amamos não nos faz melhor que qualquer pessoa má, pois estas, mesmo que movidas por interesses, também fazem igual.

Jesus quebra a lógica das relações humanas. Jesus funda uma nova forma de enxergar a vida. Jesus, sem a pretensão de sê-lo, torna-se um filósofo original ao afirmar: “Faça o bem a quem te faz o mal. Ame quem te odeia. Ajude quem não te ajuda. Não pague o mal que te fazem com o mal, mas pague o mal com o bem”. Jesus emenda: “Caso façam isto, aí sim, poderão ser chamados de Filhos do Deus Altíssimo, pois estarão agindo como Deus, que manda chuva sobre a lavoura dos bons e dos maus e manda o sol para aquecer os bons e os maus, não fazendo distinção de pessoas”.

Se aqueles que se dizem seguidores de Jesus agissem como Ele ensinou, o mundo seria outro.

Temos a escolha de sermos como os maus, ajudando quem nos ajuda, ou sermos como o Pai, que ajuda a todos nesta vida, retribuindo a indiferença e a ingratidão humana com chuvas, calor, saúde e coisas boas, mesmo para aqueles que Dele zombam nesta vida.

Tenho descoberto que não possuo qualquer autoridade para separar as pessoas em grupos de bons e maus, posto, eu mesmo estar mais atuante no grupo dos que são como os maus, que ajudam apenas os amigos, do que no grupo dos bons, que como Deus, ajuda inclusive os inimigos.

(Saiba mais sobre este discurso de Jesus lendo o capítulo sexto do Evangelho segundo São Lucas)
______________________________________________________

Uma música muuuuuuuito antiga que fala da amizade.
E saber que amar só quem nos ama é muito pouco…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lQd07sMpB2U]

23 comentários em “EU SÓ GOSTO DE QUEM GOSTA DE MIM

  1. muito obrigado pelo mensagem e pelo seu blog, gostei muito do blog, Rev. Maia.

    Deus te abençoe sempre e em todo tempo.

    Em Cristo,

    Bispo Josep

  2. Gostei muito desse texto, e como se aplica a mim!

    Continue nos trazendo boas reflexões como essa (tomei a liberdade de republicá-lo em meu blog, citando a fonte, claro)!

    Um abraço,

    Maya

    🙂

  3. Pr. Luciano, Deus continue te abençoando. Temos divulgado seu blog aqui no RJ. Talvez vc não se lembre, fomos seus alunos de Escola Dominical na 906 em 2004/2005 quando passamos temporada em Brasília. Voltamos para casa com uma bebê, a Rafaela. Mande lembranças para Simone, Luciana e… (esqueci o nome do caçula) A Paz, Mário e Cássia.

  4. Grande Luciano.To voltando à ativa aqui nos comentários.Ainda não lí tudo,porque to saindo pra caminhar.Mas já tô tendo uma idéia do texto.Vo deixar aberto no Notebook pra ler na volta,quando me livrar dos estudos!
    Mas,olhando o que já passei de experiencia,eu digo que existem,dentre vários,dois tipos de amigo: aquele que é conveniente,pra você ou pra ele,por uma questão de momento,e o que é amigo até debaixo d’água.O que é amigo no momento,é o que tá do seu lado,até você cair no buraco.Das duas uma: ou ele te deixa lá,ou ele te tira de lá.Já o amigo que é amigo mesmo,quando você cai no buraco,ele pula atrás.Jesus se sentava à mesa com os nobres,da mesma forma que se sentava ao lado dos pobres.Afinal,ser amigo nos bons momentos,todo mundo é.O difícil é ser amigo nas vacas magras.

    Ass,Guilherme A.

  5. P.S.: Pra completar o comentário anterior,eu lembro do Simonal,o Grande Simonal.Na fama,era amigo de todos,tava na mídia,etc etc.Depois que armaram uma “cama-de-gato” pra ele,e passaram a perna,ele caiu no esquecimento e na solidão.Ser amigo quando você tá na fama e na glória,todo mundo quer.

  6. Obrigada pelo texto… muito bom!
    Dia destes tive uma decepção, pq uma das pessoas “boas” derepente passou a ser uma pessoa do grupo das “más”. Pensei, como assim? não está certo isto? Esperava 100% deste amigo, e de repente ele se debandeia para o grupo dos meus “maus amigos”.
    Mas é isto, somos humanos e temos facilidade plus em errarmos ou nos decepcionarmos a toa. Espero não “julgar” mais os que se aproximam de mim… (difícil!)

    Deus abençoe sua vida, familia e tals

    • Cláudia,

      Estas são experi~encias terríveis.
      O que me faz pensar: Quantas vezes eu não fui esta pessoa?
      às vezes, sem ver , perceber ou sem saber, somos aqueles que deixamos…

  7. Realmente, não há como negar que ser Cristão vai muito além do dizer “eu sou Cristão”. É preciso perdoar aqueles que não querem ser perdoados, ou que insistem em nos agredir. Mas, infelizmente, mesmo os discursos mais belos e inspiradores, como este, permanecem no âmbito da retórica. Hoje, vivemos no mundo do Cristianismo virtual. São as belas mensagens que recebemos por e-mail constantemente ou lemos nos blogs; contudo o ser humano está cada vez mais isolado, distante um do outro! O que impera no seio das sociedades é o se importar consigo mesmo, com a família e com os amigos mais íntimos. É uma forma de autoproteção – não confiamos no próximo, por isso nos restringimos a nossa convivência o grupos daqueles que acreditamos que nos querem bem, que não irão nos ferir. O individualismo nos garante certa segurança em face de um mundo cada vez mais hostil, intolerante e bestial!
    Nas religiões, há um paradoxo: se, em tese, respeitamos e amamos ao mesmo Deus, não haveria de existir uma maior receptividade entre uma e outra? No entanto, a cultura é a do “segregacionismo” com fundamentos bíblicos: se o meu irmão é um homossexual, então ele está em pecado! Se ele for católico, está fadado ao inferno eterno! Desse modo, complementaria o título da mensagem do autor com o seguinte adendo: “Eu só gosto de quem gosta de mim, de quem pensa e age igual a mim, daqueles que adotam a minha religião e também que torcem para o Flamengo”.
    Enfim, será como sempre foi desde há 2000 anos atrás: ser Cristão, na prática, é coisa para muitos poucos!

    • Márcio, obrigado pela preciosa opinião.
      De fato, concordo com você, “ser cristão é coisa para poucos”:
      Vamos tentar juntos!

      Abraço!

    • Márcio, obrigado por sua opinião preciosa e pela bela reflexão.

      Uma autora francesa, Anaïs Nin, diz o seguinte: “Nós não vemos as pessoas como elas são, mas as vemos como nós somos”.
      Vamos juntos refletir nisto.

      Forte abraço.

  8. Vou aproveitar e compartilhar um coisa bem pessoal. Na prática é tão diferente, né? Passei anos da minha vida ajudando uma pessoa que não é ruim, teoricamente. Mas que me vê como uma pessoa ruim e raramente fez algo de bom na minha intensão ou agradeceu um favor. É uma pessoa da família, que tem uma imagem formada ao meu respeito e não permite que nada altere isso. E aí, os “não vou te agradecer nunca” se transformou em grosserias e ajudar essa pessoa começou a me fazer mal. E eu desisti, me cansei. Fui orgulhosa, me afastei como a pessoa sempre quis que eu me afastasse. Outras pessoas também se magoaram e hoje me sinto muito pior do que quando tinha que aturar as grosserias. E nunca tinha parado para refletir até agora, mas acredito não estar pronta ainda para voltar a dar murros em ponta de faca. Não que eu faça algo esperando retorno, longe disso. Mas a mão saí muito machucada, preciso deixar cicatrizar para começar tudo de novo.

    • Tata,
      não sei o que te responder porque não conheço todo o cenário, senão apenas o seu relato, u seja, uma versão deste conturbado relacionamento relatado.

      Penso que não seja sábio dar murro em ponta de faca, como disse. Quem sabe vc não vira esta página e se epermite construir novos relacionamento, novas relações e não cometer os erros do passado novamente?

      Bola pra frente!

  9. MEU DEUS ABENÇOE A MIM E AOS MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS EM NOME DE JESUS!!!

  10. DEUS PAI ABENÇOE;GUARDE;CUIDE E SALVE A MIM E AOS MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS ;REAIS VERDADEIRAS AMIGAS E REAL VERDADEIRO AMOR DA MINHA VIDA NO NOME DE JESUS!!!!

  11. DEUS ARRUMA UM BOM EMPREGO PARA MIM E ARRUME ALGUÉM QUE PAGUE MEU CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR COM URGÊNCIA EM NOME DE JESUS!

  12. DEUS PROTEJA A MIM E A MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS EM NOME DE JESUS!

  13. DEUS PROTEJA A MIM E A MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS EM NOME DE JESUS!E A MEU REAL VERDADEIRO AMOR E NOSSA FAMÍLIA!

  14. DEUS PAI PROTEJA E GUARDE A MIM E A MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS E A MEU REAL VERDADEIRO AMOR EM NOME DE JESUS!

  15. DEUS PAI PROTEJA A VIVIANE;O HUMBERTO;A KARINE;A DANNIELLE; A PATY; A MARIANNA;O ARTHUR;A AMANDA;E TODOS MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS EM NOME DE JESUS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website