PORQUE O JUSTO SOFRE?

A vida de Jó sempre me fascinou.
Existem muitos aspectos de sua existência que podem ser analisadas e discutidas, mas tem uma coisa que me chama muito a atenção: Porque o justo sofre?
Nos é contado que Jó era o cara mais temente ao Senhor em toda a face da terra! Uau!!! Mereceria o Oscar de Melhor Bonzão! Ou o Nobel da Bondade Eterna!

Jó é descrito como um cara próspero, rico mesmo, mas que não punha o seu coração nas riquezas. Um cara que se preocupa com a família. Orava e fazia sacrifícios pela família, ajudava os necessitados, se afastava do mal e tudo o mais que todos nós gostaríamos de ser e de fazer mas que não somos e nem fazemos. Jó era o “orgulho” de Deus!

Mas Jó perde tudo, todos os bens, todos os filhos, todos os empregados. Fica pobre porque Deus deixa Satanás tocar o terror na vida dele. Tudo o que Jó disse para a vida foi o seguinte: “Eu vim pelado a este mundo… Vou voltar pelado de onde eu vim. Deus me deu as coisas, Deus me tirou. Louvado seja Deus”

Finalmente, perde também a esposa e a saúde e vira um escândalo público: “Coitado do cara…”, alguns diziam. Outros ainda:
“_Há! Mereceu! Sempre achei ele um cara metido”;
“_Nossa, Deus é justo, porque este Jó era muito chato”;
“_Aposto que Ele é um pecador e está colhendo os frutos dos seus erros: Lei da ação e reação… ”; “_Deus é justo. Tem pecado aí”;
“_Agora ele está tomando uma lição da vida. Bem feito”;

Nossa… quantos “amigos” Jó tinha!

O ser – humano tem disto, muitas vezes nos alegramos com nossas vitórias, mas muitas outras nos alegramos com as derrotas alheias, sentimento fruto da maldade humana. A inveja é mesmo uma m…

O que foi que Jó realmente fez para merecer o seu infortúnio? A estória nos conta que nada, além de ser muito bom! Se Jó não fosse lá tão bom assim, Deus não o perturbaria, mas não deixaria que o mal o tocasse. Mas… Jó era bom. Um homem bom e Deus sabia que Jó, mesmo ante os infortúnios da vida, jamais O negaria, ao contrário, Jó não amaldiçoaria Deus jamais, posto seu coração não estar nas coisas, mas em Deus.

Para Jó o que importava era ter Deus no coração e não dinheiro em conta corrente ou saúde para dar e para vender na promoção. Satanás acusou Jó de somente amar Deus em razão da boa vida que ele tinha. Deus pagou pra ver: “Satanás, pode tocar na vida dele á vontade. Você vai ver que o coração de Jó, Satanás, não está nas coisas que a vida concedeu de bom a ele, mas o coração Dele está no que é eterno”. Sim, Jô amava deus acima de todas as coisas.

A estória nos conta que Jó sofreu muito e morreu sem entender o que havia acontecido na vida dele, mas, mesmo sem respostas, jamais negou Deus.

Teve um período da minha vida em que me sobreveio doença e infortúnio, não como Jó, mas num grau muito inferior ao sofrimento deste personagem. Lembro-me que eu me perguntava porque Deus estava permitindo aqueles acontecimentos… Nunca obtive respostas claras de Deus. Contudo, muitas pessoas tinham suas opiniões claras sobre o meu caso, mesmo que díspares entre si. Até hoje não tenho respostas claras, apenas pistas. Uma coisa sei, um dos resultados foi o fato de Deus ter me tornado um pastor. Deus faz costuras que nem suspeitamos. Se este foi o único objetivo, creio que tenha valido a pena.

E meio ao meu sofrimento, lembrava de Jó e pensava: Se minha vida a Deus pertence, que Ele faça dela o que achar melhor.

Não vale à pena reclamar da vida.

No final da vida, Jó diz o seguinte a Deus: “Antes eu conhecia você de ouvir falar, mas agora de andar com você”. Vamos voltar à pergunta inicial: Porque o justo sofre? As razões podem ser muitas, mas a dor amolece o nosso coração e sempre nos transforma numa pessoa melhor e mais humana, mais sensível ao sofrimento alheio e menos arrogante.

Eu tenho muito ainda o que aprender, mas uma coisa eu sei: Deus é soberano sobre todos os acontecimentos da nossa vida e o que quer que ainda me aconteça nesta vida, somente me transformará numa pessoa menos pior.

_____________________________________

Por falar em sofriemento, o serviço militar já foi sinônimo de sofrimento para muita gente. Eu mesmo me lembro do terror que foi pra eu conseguir uma “dispensa” há 25 anos atrás.

Para quem acha o serviço militar um sofrimento, lá vai um vídeo bem engraçado!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=u1Et2iAptiY]

Share

15 comentários em “PORQUE O JUSTO SOFRE?

  1. Esta passagem para mim é um grande esquema para justificar porque as pessoas justas sofrem, e demonstra um lado sádico de Deus.
    Porque ele deixa os justos sofrerem?
    Ele é mais fraco que o Diabo?
    Se ele deixasse só os pecadores sofrerem nas mãos do Diabo ainda dava para aceitar, mas isto para mim demonstra uma total falta de fidelidade dele por parte dos seus fiéis mais justos.
    Não consigo engolir a interpretação tradicional.
    É forçar demais a barra…

    • Olá Marco,
      Obrigado por compartilhar a sua opinião conosco, a qual respeitamos. Não pretendemos forçar a barra com você pois creio que todos tenham direito às suas interpretações pessoais sobre o caráter (ou mal-caráter) de Deus.
      Como você não consegue engolir a interpretação tradicional, poderia compartilhar melhor como vê Deus?
      Pelo que pude entender em sua opinião Deus existe mas é um ser sádico, é isto?
      Um abraço,
      Luciano Maia

      • Luciano,

        Obrigado pela resposta.
        Na verdade estou em grande dúvida.
        Desde que comecei a analisar com mais desprendimento todas as questões bíblicas, estou tendo dificuldades em continuar acreditando nela como livro sagrado.
        Tudo me parece arquitetado para que determinadas questões não sejam levantadas pelos fiéis. Várias passagens parecem uma alegoria que alerta as pessoas sobre as dúvidas que ela poderia vir a ter, todas elas com uma moral em torno de “Deus quer assim”, “não questione Deus”, “sua recompensa virá em outra vida”…
        O problema é que estas alegorias têm muito do pensamento vigente na época. Algumas são machistas, muitas são preconceituosas/racistas e outras como falei são sádicas. Se esta é a palavra de Deus, você imagina o que eu posso pensar nele se atrás de toda sua onisciência isto é tudo que ele tem a nos oferecer.
        Diante disto, acho que infelizmente a bíblia é apenas um livro escrito por homens, com todos os seus vícios e preconceitos normais à época em que ela foi escrita.

        • Marco,
          voc~e está certo na maioria de suas colocações e suas dúvidas são pertinentes.
          A Bíblia é realmente um monte de alegorias, o que não a invalida.
          O “Mito da Caverna” de famoso filósofo grego também é uma alegoria e nem por isso o invalida.
          O importante da Bíblia é o Kerigma, ou seja, a moral da história.

          Perceba que existem dois blocos distintos que estão encadernados juntos – Antigo testamento com quase quatro mil anos e novo testamento com menos de dois mil anos e eles falam de Deus de forma diferente. A primeira parte é um livro dos judeus que fala de leis e das maldições decorridas da não obediência.
          A segunda parte fala de amor ao próximo, altruísmo e paz com todos. Fala de um Deus que quer salvar todo mundo pela graça e que não faz acepção de pessoas.

          Eu escolho o Deus que nos foi apresentado por Jesus, o segundo, um ser que nos ama de graça e que não espera nada em troca.

          Contudo, este pouco que escrevi aqui ode te causar ainda mais dúvidas, né?}

          Se vc realmente quiser ouvir mais sobre isto me ligue no 61-9988-6008.
          Conversaremos sem compromisso.
          Por enquanto, fique com isto:
          http://www.cafecomdeus.com.br/abaixo-a-meritocracia-espiritual/

          Abraço,
          Maia

          • Luciano,

            Obrigado mais uma vez pela resposta e pela disponibilidade de conversar sobre o assunto por telefone. Fico um pouco constrangido de falar neste assunto ao telefone, mas um dia eu ligo. 🙂
            Eu realmente prefiro o Deus do NT e acho que Jesus tem muitos ensinamentos importantes, muitos dos quais sigo até instintivamente. Mas mesmo este Deus as vezes me deixa um pouco perplexo. Ele não parece nos amar sem cobrar nada em troca. Você conhece a Bíblia muito melhor do que eu, não preciso citar trechos.
            Mas agradeço os esclarecimentos. Não quero tomar o seu tempo, resolvi escrever como um desabafo, pois estas questões me fazem ter um pouco de dificuldades em acreditar em tudo que aprendemos na igreja…

    • Enquanto o ser humano não conseguir ter um relacionamento com Deus, ele não poderá entender o quanto Deus é perfeito, o quanto Deus nos ama, pode-se alguem dizer que acredita no que não ver, SENÃO PELA FÉ? Eu creio muito mais em Deus que em mim mesma, creio, confio, amo loucamente Jesus Cristo, sinto a presença dos tres em minha vida a cada batida do meu coração…PAI, FILHO, E ESPIRÍTO SANTO.
      Pense bastante antes de dizer algo sobre o nosso Criador, ou, então não o diga.

      • Exatamente Iamina,
        Assim é nosso bondoso Deus: sempre presente, dentro de nós!
        Glória a Deus que temos esta certeza que nos mantém de pé, mesmo quando estamospassando por dificuldades, assim como Jó passou.
        Deus a abençoe.

  2. Marco, talvez voce encontre respostas na doutrina espírita kardecista.

  3. Deus permitiu a pobreza porque não é um pobre,é pelos pobres que os políticos são eleitos,dizer q deus não tira proveito do sofrimento pobre é mentira,é pelo pobre q deus é falado no universo e no mundo por todas as forças superiores.pobre=brinquedo do diabo e elogio de esmolas a deuses e politicos.

  4. Se deus diz q isso é consequência do livre árbitro,então porque posso matar alguém,mas não posso da a vida?então não existe livre árbitro,se VC quiser fazer algum muito maravilhoso essa semana com certeza não irar conseguir,mas se quiser causar uma desgraça isso com certeza será imediato,,cadé o livre árbitro?

  5. Caro colega,

    Realmente essa historia de Jò, explicada da forma correta evitaria muitas campanhas(barganhas) em conhecidas igrejas e talvez ateh a falencia de algumas.. Rs
    E olha, a 29 anos atras eu nao queria servir o exercito, mas nao escapei… Mas te digo foi um ano marcante para mim, tenho amigos que mantenho ateh hoje, e guardo otimas lembranças.. Foi um grande aprendizado.
    Deus continue te abençoando com graça e provas quando necessário..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website