NÃO TENHO MAIS TEMPO. AGORA É TARDE…

Por Leônidas Almeida

A vida passa à toque de caixa e quando olhamos para trás vemos que os anos se foram e não temos como voltar. Avaliamos nossas escolhas, algumas boas outras nem tanto. Escolhas da profissão, estudos negligenciados, amizades equivocadas, relacionamentos mal conduzidos, conflitos não resolvidos e mal processados que acabaram por gerar muitos contratempos e atalhos na nossa caminhada. Muitas vezes nos sentimos um tanto derrotados, desanimados e numa posição de inércia, não pelo fato de estarmos na pior, pois comparando com outras pessoas, conseguimos até bons resultados, mas será que poderia ser diferente? Ah! Se pudéssemos voltar atrás! Tomaríamos outras decisões que pudessem mudar o curso de nossa vida?

De tanto pensar nestas questões acabei tendo um sonho numa noite destas. Parecia que voltara no tempo 30 anos, mas com a fisionomia atual. Andei pela rua onde morava e me via ali brincando e conversando com antigos amigos, alguns rostos familiares, sendo que uns se tornaram médicos, outros empresários, promotores, juízes e infelizmente, alguns já não estão em nosso meio e outros presos. Fiquei no local, assistindo tudo aquilo de longe, depois tomei coragem e com muito cuidado aproximei de mim mesmo. Tentei ser cordial comigo mesmo, mas para meu espanto, aquele eu ainda não era eu. Ele simplesmente me renegou. Tentei falar das coisas boas que poderia pensar e fazer, mas eu ria de mim mesmo, foi impossível manter o diálogo, poderia ficar ali o dia todo que não conseguiria nada comigo mesmo, então desisti de mim mesmo e acordei.

Fiquei impressionado com esta experiência, pois a carga emocional foi intensa. Então nos dias seguintes comecei avaliar melhor meu próprio currículo de vida e passei a perceber o tanto que Deus foi bom comigo. Ele não desistiu de mim, me atraiu sempre para si, mesmo na escuridão, pude perceber em pequenos fatos e até mesmo as grandes oportunidades que Deus me proporcionou. Minha vida poderia ser melhor? Sem duvida que sim, mas não será olhando para trás que tentarei mudar meu presente, sendo que o meu presente diante de Deus ainda faz parte do plano que ele tem para minha vida.

Se você, assim como eu, às vezes é tomado por este tipo de crise e retruca consigo mesmo, dizendo: “Seu eu fizesse assim; se eu optasse por tais escolhas, certamente minha vida seria diferente”. De fato, muitas coisas poderiam ser diferentes, mas e daí? A realidade é o aqui e agora, é neste contexto que ainda pulsa meu coração, é nesta realidade que ainda avalia e decide minha consciência, se algo ainda tem que acontecer comigo, tem que ser a partir de hoje.

Continuo a chorar o leite derramado ou me abro para as mudanças que Deus ainda quer fazer em minha vida? Mas e o tempo já foi? Você pode se questionar: Agora não dá mais, perdi minhas oportunidades, não me resta muito a fazer. Neste sentido quero te contradizer um pouco. O sentido de tempo para Deus esta num plano diferente do nosso, o tempo em que vivemos é linear (chronos), estamos presos neste tempo enquanto vivemos neste mundo. Deus opera no kairós, ou seja, é o tempo em que Deus intervém na história de nossa vida trazendo outros sentidos e projetos, dando condições de mudanças profundas em toda dimensão do nosso ser. Conforme explica o teólogo Paul Tillich acerca do kairós: “Seu sentido original – o tempo oportuno, o tempo de agir – deve ser contrastado com o chronos, o tempo mensurável ou tempo do relógio. O primeiro é qualitativo, o segundo, quantitativo. A palavra inglesa ‘timing’ expressa algo do caráter qualitativo do tempo, e se falássemos de um ‘timing’ de Deus em sua atividade providencial, este termo se aproximaria da palavra kairós. No grego corrente, a palavra significa ‘a boa oportunidade para uma determinada ação’. Assim a consciência de um kairós é uma questão de visão. Ele não é objeto de análise de cálculos, é uma experiência existencial”.

Portanto, kairós é o tempo das transformações, acontecimentos que poderiam durar anos e anos para ocorrerem. O ‘tempo de Deus’ poder ocorrer num abrir e fechar de olhos. Foi no grande kairós que Deus enviou seu filho Jesus e mudou a história da humanidade. Foi no kairós que ocorreram os grandes avivamentos da história da Igreja, foi no kairós que o mar se abriu para o povo passar, caso contrário, todos pereceriam, foi no kairós que os milagres aconteceram e transformaram vidas. Portanto, no ‘kairós de Deus’ não existe muito ou pouco tempo para produzir mudanças significativas em nossas vidas, assim tenha bom ânimo: É tempo de Deus na sua vida!

2 Coríntios 5:17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Leônidas Almeida

Maio de 2011

————–

A banda sueca Roxette fez muito sucesso nos anos 80s e início dos 90s. Totalmente Pop, mas de ótima musicalidade. Esta música, que embalou minha juventude, hoje só pode ser ouvida na Rádio Antena 1…
A melodia é linda e a letra triste, pois fala de alguém que está perdendo o seu tempo por estar preso no passado.

Share

3 comentários em “NÃO TENHO MAIS TEMPO. AGORA É TARDE…

  1. a momentos em nossas vidas que tudo parece acabado e sem esperança e derrepente quando lemos memssagens tão lindas nos renova força e vontade de proceguir parabens

  2. Léo,

    Acabo de ler este texto, possivelmente pela décima vez… E ainda continuo aprendendo coisas aqui.
    Mano, sensacional texto. Nada como inteligência banhada pela sabedoria de Deus e cheia de inspiração do Espírito Santo.

    PAZ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website