O TEMPO NÃO PÁRA – PARTE 1

Não sei quantos conheceram o Cazuza, um ícone pop dos anos 80 que morreu de AIDS. Como ele era “pop”, não precisávamos esperar nas músicas dele nehuma letra realmente brilhante. Era coisa “pop”, leve, legal, pra divertir e vender. Eu fui um adolescente e jovem que amava a facilidade musical do Cazuza. Com sua doença, para ele, o tempo parou cedo, interrompendo sua vida louca, que era um tipo de protesto soft.

 

 

Numa de suas músicas mais famosas ele dizia que “o tempo não pára”. Um raciocínio simples, brejeiro eu diria: “no news”. Entretanto, Salomão, em toda a sua sabedoria, escreveu dentre muitos provérbios que “há tempo para todas as coisas e para todos os propósitos”. Sim: O tempo não pára!

 

 

Dentre tudo o que Deus repartiu entre os homens, o tempo foi uma coisa na qual ele mostrou-se muito justo. Ninguém tem “mais tempo” ou “menos tempo” que alguém. Todos igualmente temos 24 horas por dia. Democrático. A diferença está em “como” usamos nosso tempo. Enquanto uns enchem as suas 24 horas de muitos afazeres importantes ou não, outros as deixam leves, com pouco para se fazer, ou porque não querem, ou porque não podem.

 

 

A Bíblia nos ensina que devemos remir o tempo, usar bem cada oportunidade. O tempo que não foi bem utilizado, jamais volta. Nestes últimos tempos estou tendo contato com várias pessoas que perderam algum ente querido. Nunca fui tanto ao Campo da Esperança quanto nos últimos doze meses.

 

 

UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DE O TEMPO NÃO PARAR É AS PESSOAS MORREREM!

 

 

Se o tempo parasse, não morreríamos.

 

Mas, ele, não pára!

 

Quanto do nosso tempo temos investido ao lado das pessoas que amamos?

 

Ou ainda, ao lado das pessoas que nos amam?

 

O tempo que passamos ao lado destas pessoas são tempos de qualidade? Rimos, conversamos, ouvimos o que o outro tem a nos dizer? (Não porque queiramos ouvir, mas, por amor, porque o outro quer falar).
Podemos chorar os que partiram, mas não vamos deixar de abraçar os que ficaram, pois o tempo… O tempo não pára!

 

 

Deixo a poesia abaixo, que não é minha, mas que eu gostaria de tê-la escrito, pois é linda, apesar de muito simples. Foi escrito por um poeta maior que o Cazuza. Eu a recebi de uma antiga amiga no dia do meu aniversário e fiquei feliz.

SE NÃO HOUVER AMANHÃ!

“Sabe, eu que costumava deixar muitas coisas para amanhã, resolvi lhe dizer, hoje, o quanto você é importante para mim, porque quando acordei pela manhã, uma pergunta ressoava na acústica de minha alma: “e se não houver amanhã?”

Então hoje eu quero me deter um pouco mais ao seu lado, ouvir suas idéias com mais atenção, observar seus gestos mais singelos, decorar o tom da sua voz, seu jeito de andar, de correr, de abraçar.

Porque… se não houver amanhã… eu quero saber qual é sua comida preferida, a música que você mais gosta, a sua cor predileta… Hoje eu vou observar seu olhar, descobrir seus desejos, seus anseios, seus sonhos mais secretos e tentar realizá-los. Porque, se não houver amanhã… Eu quero ter gravado em minha retina o seu sorriso, seu jeito de ser, suas manias…

Hoje eu quero fazer uma prece ao seu lado, descobrir com você essa magia que lhe traz tanta serenidade, quero subir aos céus com você, pelos fios invisíveis da oração. Hoje eu vou me sentar com você na relva macia, ouvir a melodia dos pássaros e sentir a brisa acariciando meu rosto, colado ao seu, em silêncio… E sem pressa.

Hoje eu vou lhe pedir por favor, agradecer, me desculpar, pedir perdão, se for necessário. Sabe, eu sempre deixei todas essas coisas para amanhã, mas o amanhã é apenas uma promessa… o hoje é presente. Assim, se não houver amanhã eu quero descobrir hoje qual é a flor que você mais gosta e lhe ofertar um belo ramalhete. Quero conhecer seus receios, lhe aconchegar em meus braços e lhe transmitir confiança…

Hoje, quando você for se afastar de mim, vou segurar suas mãos e pedir para que fique um pouco mais ao meu lado. Sabe, eu sempre costumo deixar as palavras gentis para dizer amanhã, carinhos para fazer amanhã, muita atenção para prestar amanhã, mas o amanhã talvez não nos encontre juntos.

Eu sei que muitas pessoas sofrem quando um ser amado embarca no trem da vida e parte sem que tenham chance de dizer o que sentem, e sei também que isso é motivo de muito remorso e sofrimento. Por isso eu não quero deixar nada para amanhã, pois se o amanhã chegar e não nos encontrar juntos, você saberá tudo o que sinto por você e saberei também o que você sente por mim. Nada ficará pendente…

Quero registrar na minha alma cada gesto seu. Quero gravar em meu ser, para sempre, o seu sorriso, pois se a vida nos levar por caminhos diferentes eu terei você comigo, mesmo estando temporariamente separados. Sabe, eu não sei se o amanhã chegará para nós, mas sei que hoje, hoje eu posso dizer a você o quanto você é importante para mim.

Seja você meu filho, minha filha, meu esposo ou esposa, um amigo talvez, você vai saber hoje, o quanto é importante para mim… Porque, se não houver amanhã…

Amanhã o sol será o mesmo mensageiro da luz, mas as circunstâncias, pessoas e coisas, poderão estar diferentes. Hoje significa o seu momento de agir, semear, investir suas possibilidades afetivas em favor daqueles que convivem com você.

Hoje é o melhor período de tempo na direção do tempo sem fim…”

Gabriel Garcia Márquez

 

3 comentários em “O TEMPO NÃO PÁRA – PARTE 1

  1. OI,
    Amei o texto “Se nao houver manha!”, simplismente incrivel……
    Acho que voce tem que lancar um livro com essas suas mensagens que muita das vezes parecem mais poemas…..
    Até,

    Kelly

  2. Oi Pastor, como sempre Deus te usa como instrumento em minha vida! Estava angustiada, sem sono e pensei: “vou abrir meu e-mail e ler o texto do café com Deus de amanhã!” Cara, que loucuuura é essa!? Eu exatamente pensava em minha cama enquanto orava: “Deus, cuida bem da minha família, que mesmo distante eu amo tanto! Não quero que ninguém morra, não sei se aguentaria…” Então com essa angústia abri meu e-mail e lá estava um calmante pra minha alma, seu texto! O tempo não pára, a hora é agora!!!!! Se eu pudesse ligaria pra todos os meus familiares agora (00:12) Só pra dizer o quão são importantes pra mim! Pastor você é iluminado de mais! Graças a Deus! Beijos!

    • Querida Juliana,

      deus é maravilhoso e sensacional….
      Continuemos a buscar a Graça dele…

      Não deixe que esta impulse desapareça, ligue para todos e faça a eles a declaração que está no seu coração.

      Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website