QUAIS SÃO SEUS PLANOS?

Todos temos um, dois, três… Dez planos!

O plano é o desejo com organograma, planejamento físico-financeiro e “deadline“.

Quando a gente tem a ousadia de pegar um sonho e transformá-lo num desejo, estamos dando um passo importante. Mas quando pegamos este desejo e o transformamos numa meta, isto é um plano.

Ninguém acha que seus planos sejam ruins, pois ninguém tem para si sonhos ruins.
Nossos desejos são sempre bons segundo o nosso juízo de valores. Os melhores deles, ou mais importantes, transformamos em planos: Metas a serem perseguidas.

Casa nova, carro novo, mais um filho, mestrado, doutorado, aquela viagem… Sonhar, alguém já disse, é de graça, mas ousar em planejar, custa mais caro. Custa coragem, sacrifício, esforço.

A Bíblia nos ensina que “o coração do homem faz planos, mas a resposta certa vem da boca de Deus”. Assim como faz parte da natureza do homem traçar planos de vida, também faz parte da natureza de Deus dirigir a humanidade, em especial ajudando as pessoas que o chamam de Senhor. Uau!

Quando chamamos Deus de “Senhor”, estamos dizendo que Ele é soberano em nossas vidas, ou seja, Ele passa a ser nosso pai, chefe, dono, manda-chuva, o bom-geral! Aquele a quem devemos obediência. Oops! Veja o que Salomão nos ensina em Provérbios, capítulo 16, verso nove: “O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”.

Quando os planos de Deus para as nossas vidas sobrepujam os nossos, pode causar revolta, dúvidas, medo, insegurança. Mas o que você acha? Será que o Chefão sabe das coisas bem mais do que nós?

Lembro-me de alguns planos meus que foram frustrados. Hoje, passados muitos anos, posso ver que os propósitos de Deus eram maiores, melhores e mais nobres que os meus – mas eu era limitado ao tempo, ao espaço e à cultura para compreender isto…

Alguns acontecimentos muito ruins na minha vida, ironicamente abriram portas muito boas que me deram oportunidades inimagináveis. Para quem já tive a oportunidade de compartilhar sobre a morte prematura da minha mãe, sabe que hoje reconheço que, apesar de extremamente frustrante e indesejado, este incidente da vida permitiu-me sair de um ambiente social e economicamente hostil, abrindo portas para o crescimento e um futuro de mais oportunidades.

Devemos sempre caminhar, sonhando e fazendo planos, sabendo que muitos deles se realizarão, mas sabendo também que os planos que Deus tem para nós jamais se frustrará.

Para que não nos frustremos devemos sempre:
1 – Primeiro buscar e tentar entender os propósitos de Deus para as nossas vidas e aceitá-los;
2 – Fazer planos conforme a vontade de Deus (sempre pedir a Ele orientação para planejarmos);
3 – Saber que nosso crescimento como indivíduos se dá pelas experiências (que boas ou ruins, sempre nos permitem crescer)

E aí, qual o seu plano pra hoje?

(Qual o seu plano para daqui a dez anos e o que você tem feito para atingi-lo?)

Veja um comercial antigo engraçado, que mostra como alguns planos podem ser facilmente frustrados:

Um comentário em “QUAIS SÃO SEUS PLANOS?

  1. Pastorzao!
    Lendo o tema desse cafe me veio a mente um grande vídeo que vi do memorável Steve Jobs no youtube! Na ocasião ele foi convidado para ser paraninfo de uma turma de formandos de T.I em Stanford nos EUA! O vídeo e fantástico, tem muito haver com o tema! Ele fala da trajetória de sua vida
    e tudo que deu errado até ele se tornar um grande executivo! Apesar de nao ter grande cunho espiritual e muito bom o vídeo! Se quiser ver e só procurar no YouTube por Steve Job / Stanford / Paraninfo! Terão diversos!

    Grande abraço!

    Leandro Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website