QUAL A VONTADE DE DEUS PARA MINHA VIDA?

Uma coisa que me atormentava quando eu era mais jovem na fé era querer saber qual era a vontade de Deus para a minha vida. Sempre ouvi dizer que Deus tinha um plano para as nossas vidas e eu não queria sair do plano de Deus.

Sempre me sentia inseguro e amedrontado quando tinha que tomar uma decisão que significasse maiores conseqüências, como sair de um emprego, iniciar ou terminar um relacionamento amoroso ou fazer alguma aquisição. No dia-a-dia, a coisa ia bem, mas quando se tratava de um tema mais denso, eu tinha medo de errar na decisão e assim eu me paralisava, não tomando qualquer decisão ou atitude. Sim, o medo paralisa! Medo não é fruto do Espírito de Deus que mora dentro da gente, mas é algo bem humano. Como diz a Bíblia: “Lance fora todo o medo…”.

Nos dias atuais, por vezes ainda sou afligido pela dúvida em querer saber qual é a vontade de Deus para a minha vida, contudo, com o passar dos anos fui aprendendo maneiras de lidar com esta situação e não saber qual seja a vontade de Deus já não me causa medo ou angústia. Tenho conversado com muitas pessoas que se sentem inseguras com relação a saberem qual é a vontade de Deus.

Tentarei transmitir aqui um pouco da minha experiência sobre como interpretar o que é a vontade de Deus para cada um de nós. Certamente que é um tema que merece um livro inteiro, não apenas uma reflexão, contudo, vamos nos deter em pontos centrais.

A VONTADE DE DEUS É SOBERANA:
Aprendemos que na Bíblia, a vontade de Deus é soberana sobre todas as coisas, portanto, aqueles grandes planos de Deus não se frustrarão, como por exemplo: Era vontade de Deus que Jesus viesse ao mundo e ele veio. Era vontade de Deus que Jesus fosse sacrificado em seu lugar, e assim aconteceu. Era plano de Deus que o Evangelho se espalhasse por toda a terra e isto tem acontecido… No que diz respeito aos planos de Deus para o mundo, nenhum dos planos Dele serão frustrados. Portanto, os planos que Deus tem para a SUA vida, também não serão frustrados. Se Deus tem algo muito especial para fazer com você ou por meio de você, Ele o fará, apesar de você. Suas limitações, fraquezas e pecados nada significam para Deus. Ele cumprirá os propósitos Dele na sua vida.

Esta certeza nos dá tranqüilidade! Podemos, portanto, “descansar no Senhor”, ou seja, vivermos as nossas vidas sem medos ou “nóias”, mas trabalhando, estudando, se divertindo e descansando, mas descansando não em nossas pseudo-seguranças, mas na segurança de que tem alguém olhando por nós e guiando nossos passos. Sabendo que a vontade Dele é maior que a minha e que os propósitos Dele se cumprirão. Não há necessidade de viver angustiado, consultando Deus a todo o momento sobre isto ou aquilo. Basta viver. Viver em paz sabendo que em sua soberania Deus fechará as portas que não são para entrarmos e abrirá as portas que estão para nós reservadas.

A VONTADE DE DEUS JÁ FOI REVELADA:
Certa vez uma amiga cristã, muito piedosa e que vivia orando todo o tempo para saber se isto ou se aquilo era da vontade de Deus chegou a mim com uma dúvida. Tinha um homem com quem ela havia saído e por quem estava se apaixonando e ela queria saber se aquele relacionamento era da vontade de Deus, já que Lea tinha planos de casamento. Conversei mais com ela para poder entender mais detalhes e todo o contexto do relacionamento para tentar ajudá-la em sua dúvida. Não demorou cinco minutos para que eu afirmasse a ela: “Não é da vontade de Deus”. Quando ela me contou os detalhes fiquei sabendo que aquele homem com quem ela se relacionava era um homem casado. Disse a ela, “Amiga, não precisamos perguntar a Deus qual é a vontade Dele neste caso, pois já está escrita na Bíblia”. Ora, Deus não é um Deus de confusão. Cada mulher tenha seu marido e cada marido sua esposa. Pode até acontecer e sabemos que tem acontecido desde a fundação do mundo, contudo, adultério não é a vontade de Deus para ninguém. Orientei-a a somente levar o relacionamento adiante caso a outra pessoa estivesse desimpedida legalmente, ao contrário…

“É vontade de Deus que eu fale do amor de Jesus para aquela pessoa ali?”. Já te respondo: Sim! Pois já está escrito “Ide e pregai o Evangelho para toda a criatura”. Muitas orientações já estão escritas e a vontade de Deus jamais será contrária ao que já está revelado nas Escrituras. Como ensinou Jesus: “Vocês erram por não conhecerem as escrituras…”

Portanto, na dúvida, siga o óbvio. Veja o que a Bíblia diz sobre o tema e siga em frente, de acordo com o revelado nas Escrituras.

DEUS É BOM – A VONTADE DELE PARA VOCÊ TAMBÉM:
Muitas vezes temos medo de nos sujeitarmos à vontade de Deus por termos medo dela: “Será que é boa a vontade de Deus para a minha?”. Alguns não crêem num Deus de amor, mas num Deus carrasco. Muitos pregam um Deus carrasco. Ficam lendo apenas um antigo livro Hebreu, o qual chamamos de Antigo testamento, e deixam de ler um novo livro, que fala de Jesus e do Deus de amor, que nos ensina a não desejar o mal para quem te deseja o mal. Quem não gosta de cristão, vive citando o antigo Deus carrasco dos Hebreus para justificarem seu ódio contra a não democratização da bênção divina. Muitos cristãos também parecem preferir aquele, pertencente a outra religião. Contudo, o Deus que Jesus nos mostrou é outro, é um Deus bondoso e amoroso, que não quer pagar o seu mal com o mal, mas quer abençoar todos. Portanto, posso afirmar para você que a vontade de Deus para a sua via é boa, perfeita e, sobretudo, agradável!

Diz o Apóstolo São Paulo: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos, 12:2).

QUAL DECISÃO TOMAR?:
Contudo, apesar de o espiritualmente até aqui exposto, há momentos em que temos que tomar decisões pragmáticas. Esta é uma questão de fé:

Se eu creio num Deus de amor;

Se eu creio que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável;

Se eu creio que a vontade Dele é soberana e

Se eu estou certo que tenho observado os mandamentos de Jesus, ou seja, que estou dentro dos preceitos ensinados no Novo Testamento, devo, portanto, aplicar pela fé o Salmo de Davi, que diz: “Ao homem que teme ao SENHOR, Deus o instruirá no caminho que deve escolher.” (Salmo, 25:12).

Crer que o Senhor, de forma sobrenatural, estará, por meio da inspiração do Espírito Santo, nos mostrando os caminhos mais fáceis para que possamos fazer nossas próprias escolhas de forma mais sensata e, portanto, com mais chances de sucesso.

Deus não irá te matricular num curso superior. Você fará ou não isto e, assim, você terá ou não um futuro de mais sucesso profissional e financeiro. É uma escolha pessoal, entretanto, Ele permitirá você enxergar qual será a escolha mais sensata para você.

Deus instrui! Como ovelhas, somos tolos, portanto, muitas vezes Deus nos mostra o óbvio, porque não conseguimos ou não enxergamos o óbvio.

Gravidez de adolescente solteira é da vontade de Deus? Claro que não! Pois Deus sabe que este será um caminho de sofrimento. Mas, cada um/a poderá fazer suas livres escolhas e correr seus próprios riscos. Só não vale por a culpa em Deus depois (uma especialidade humana).

O pecado não faz mal a Deus, faz mal somente ao homem. Por isso que Deus “tenta” nos ensinar o caminho bom, que é a vontade Dele e que é capaz de nos dar um futuro com mais chances de felicidade. Escolhas fora da vontade de Deus, ou seja, fora do que a Bíblia instrui, é buscar sofrimento para si mesmo. O caminho que pode trazer sofrimento ao homem é o caminho que Deus apelidou de pecado.

Na dúvida, ore e siga a lógica e as escrituras e “Deus o instruirá no caminho que deve escolher”.

NÃO RECLAME DA VIDA:
Muitas pessoas vivem reclamando da vida, de Deus e de si mesmas. Queixam-se de erros passados, frutos da ignorância e de decisões fora da orientação bíblica. Pessoas que tomam decisões sem orar ou fazem coisas que estão frontalmente contra a orientação das escrituras, sofrem as naturais conseqüências das escolhas erradas e tendem a culpar os outros: Deus, os pais, o governo, o cônjuge, o namorada/o e, por fim, a si mesmos.

Como nos orienta São Paulo: “Deixe as coisas que para trás ficaram e olhe para frente, para o alvo…”. Remoer o passado não mudará o futuro, mas atitudes sérias poderão fazer isso. Não repita erros. Olhe para frente e agradeça a Deus por estar vivo e ter oportunidades novas todos os dias, pois “a misericórdia de Deus se renova sobre nós toda a manhã”. Ter um espírito queixoso o manterá focado no passado e nos erros e o impedirá de ver o futuro. Agradeça a Deus por sua vida e pela oportunidade de poder ter o livre arbítrio e poder continuar tentando acertar. Olhe pra frente! Quer saber qual é a vontade de Deus para a sua vida: “Dêem graças a Deus em todas as circunstâncias e por todas as coisas, porque esta é a vontade de Deus para vocês”.

Muito mais teremos para abordar sobre este tema, contudo, este é um pequeno resumo.

Deixo, por último, um pequeno depoimento: Sempre que estive em momentos de decisões sérias, orei piedosa e insistentemente ao Senhor, pedi que Ele fechasse as portas que não fossem da vontade Dele e que abrisse as que fossem, busquei ver qual opção estava dentro das orientações das Escrituras, analisei qual seria a decisão mais lógica e sensata e… Meti as caras dizendo: “Deus, vem comigo!”

Jamais me decepcionei com o meu Senhor, meu bom pai!

“Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.

Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.

Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão?

Ou dará uma cobra, quando ele pede um peixe?

Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

Luciano Maia

ARTIGO EXTRAÍDO DO LIVRO “MEU AMIGO RICO”, DE LUCIANO MAIA. PARA SABER MAIS SOBRE O LIVRO, CLIQUE AQUI: www.meuamigorico.com.br

——————————

Uma coisa eu sei: Deus quer que vivemos em paz e não em guerras!

Veja este emocionante filme, de soldados retornando de surpresa ao lar.

Compartilhar

66 comentários

  1. As mensagens deste site chegam no momento certo… é impressionante!!! Deus é tremendo.

    Muitas vezes me peguei pensando neste tema “Vontade de Deus para minha vida!”. Porém, quando decidi agradecer por cada pequena ou grande coisa que acontece em minha vida todos os dias e deixar tudo nas mãos dele (correndo atrás daquilo que sonho, mas aceitando quando os mesmos insistem em não se tornar realidade) acabei deixando a sensação de estagnação que sentia antes e acreditar que há alguém no controle mostrando-me o que devo fazer a cada dia.

    Ter Deus como guia é a melhor das coisas! Tenho muito o que aprender de fato… principalmente a ser menos ansioso e mais paciente ;)

    Aprendendo um pouco a cada dia, vamos caminhando.

    Paz!

    • deus meu pai misericordioso, n tenho nem palavras para agradeçer oq faz em minha vida e essas frases saõ espetaculares palavras em q qro escultar um dia da boca do pai em que qro estar sempre do teu lado e me converter verdadeiramente, senhor me guia e todos os que leem as suas escriturars, amem

  2. JOSE LUIZ DA SILVA /

    Paz seja com todos ;amei muito esta esplicação sobre os planos de Deus na vida de cada um; pois as vezes ME pego a perguntar qual sera o plano deus na minh vida. Lendo o texto acima pude entender alguma coisa não tudo porque é impossivel; si alquen tiver mais alguma esplanação sobre o plano de Deus estou no aguando no meu hotmail.joseluiz115523karen@hotmail.com

  3. Jairo de Faria Modesto /

    Muito bom. Falou diretamente comigo. Também ficava pensativo sobre o que tem tem para a minha vida. As pessoas vivem me dizendo que Deus tem uma missão para mim. Por diversas vezes já me livrou da morte, situações que eu me coloquei por não fazer sua vontade. Mas é aquilo? Qual a vontade de Deus na minha vida. Ficou muito claro neste post. Deus já revelou, basta agora seguir suas instruções.
    Nas escrituras sacradas, Deus nos revela a sua vontade tando do que quer que façamos, como o que não devemos fazer. Então é seguir. Claro que o que já fizemos é passado e devemos esquecer, mas vamos sofrer as consequencias de nossos atos. tanto para o bem como para o mau.
    1 – Passar a observar a vontade de Deus, lendo e escutando seus ensinamentos nas escrituras. Anotar e refletir.
    2 – Conversar com Deus diariamente, agradecendo tudo o que Êle nos proporciona.
    3 – Observar o que fazemos no dia a dia e deixar de fazer o que Êle não que que façamos e fazer o que Êle quer que façamos.
    4 – Focar na solução e não no problema. A solução é Deus em nossa vida, e Deus é AMOR.

    • agradeço a quem posta esas palavras no blog, palavras de consolo para vidas angustiadas e verdades para aqueles em duvidas,

  4. BOM VOU COMEÇAR MEU COMNÁRIO COM BASE NESSE TREXO “Muitas vezes temos medo de nos sujeitarmos à vontade de Deus por termos medo dela: “Será que é boa a vontade de Deus para a minha?”. Alguns não crêem num Deus de amor, mas num Deus carrasco. Muitos pregam um Deus carrasco. Ficam lendo apenas um antigo livro Hebreu, o qual chamamos de Antigo testamento, e deixam de ler um novo livro, que fala de Jesus e do Deus de amor, que nos ensina a não desejar o mal para quem te deseja o mal.”

    TENHO UM PROFUNDO CONHECIMENTO DA BIBLIA DESDE O VELHO AO NOVO TESTAMENTO, ORA ME DIGA EXISTE MAIS DE UM DEUS? OU O DEUS CARRASCO DO VELHO TESTAMENTO ESTAVA TENTANDO SE REDIMIR DINTE DAS SUPOSTAS CRIATURAS QUE SUPOSTAMENTE ELE CRIOU, VINDO A TERRA E SE OFERECENDO EM SACRIFICIO A ELE MESMO PARA LIVRA TAIS CRIATURAS DE SEU ODIO E EGOCENTRISO, OU O DEUS DO VELHO TESTAMENTO MORREU?

    AO CONTRARIO DE QUE MUITOS PREGAM JESUS NÃO PREGOU SOMENTE AMOR,
    “Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas” (Lucas 21:22).

    em Lucas, 13:28: “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora”.

    “Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 13:41-42).

    BOM ÉSSA SÃO APENAS ALGUMAS PASSAGENS QUE RELATÃO TANTO O AMOR DE DEU QUANTO O DO PROPRIO JESUS, ESTA MUITO LONGE DA DEFINIÇÃO DE AMOR QUE EU CONHEÇO.

    MAS VAMOS LÁ, QUA É A VONTADE DE DEUS JESUS OU SEJALA QUEM FOR PARA COM OS INOCENTES, QUE NÓS SABEMOS O DEUS PAI TODO PODEROSO NÃO TEM PIEDADE DE NIGUEM, VOU CITAR UM EXEMPLO ENTRE MUITOS MAIS ESSE ME CHAMOU ESPECIAL ATENÇÃO POR SE TRATAR DE UMA FAMILIA CRISTÃ, O ACIDENTE QUE ACONTECEU COM Gabriela NO HOPI HARI, CADÊ O AMOR DE DEUS PARA COM ESSA FAMILIA? É A VONTADE DE DEUS UMA MORTE TÃO BRUTAL? OU DEUS TEM UM PLANO MELHOR PARA ESSAS PESSOAS? OU FOI UM CASTIGO POR QUE DEUS NÃO QUERIA QUE ELES FOSSEM AQUELE LUGAR? OU OS CRISTÃOS NÃO PODEM SE DIVERTIR?

    NÃO VOU ME ESTENDER MUITO MAS ACHO QUE A VONTADE DE DEUS E A VONTADE DE UMA PEDRE SÃO A MESMA COISA.

    • filha de DEUS /

      Diz entender tanto mais no fundo e um ser vazio usado por satanas ,mas peço a jesus pai soberano que tenha misericordia dessa alma…….

    • Elton /

      Vc parece mais um renegado. Diz não acreditar em Deus, no entanto atribui a ele todo mal que ocorre na terra.

  5. Richard /

    Adorei este blog suas palavras foram uma Luz para mim.

  6. Diana Marques /

    Tenho dúvidas pois sempre (fui criada na igreja, mas acreditava em um Deus carrasco, um Deus punitivo e achava contraditório com o que eu lia na bíblia) me questionei do que seria a vontade de Deus para a minha vida. Aprendi que tudo que eu escolho é errado, e com isso vivi muito angustiada, pois se somos nós que tomamos as atitudes, então como poderemos ir em favor da vontade de Deus? Então, em certo período da minha ida, eu acreditei que a vontade de Deus para mim era o que outras pessoas diziam. Agora estou um pouco perdida (em meus pensamentos), uma vez que não tinha autonomia para pensar. Será que Deus escreve certo por linhas tortas, como alguns dizem? Se for assim, pode ser que eu não esteja errada em me relacionar com uma pessoa que não é da igreja.
    Deixa-me explicar: Estou namorando há dois anos com uma pessoa livre e desempedida que não é da igreja. A família dele é espírita e ele não é de nenhuma religião. Eventualmente ele ia ,á convite da mãe, a festas espíritas. Quando o conheci ainda não sabia disso, depois que fiquei sabendo. Pelas minhas conversas com ele, percebo que ele não se sente bem com a religião da mãe, mas não dizia nada para ela. Certa vez ele me confessou que só não entrava para a igreja porque não queria abandonar a cerveja. Outra, que ele já tenou entrar para a igreja mas não conseguia. A família dele nunca foi muito unida e sempre falou mal dos evangélicos. Então o que ele conhece é o evengelho distorcido que lhe apresentaram. Em fim, eu acredito que Deus tenha um plano muito grande na vida dele, pois uma vez ele se convertendo muitas pessoas se converterão, tanto ao ver seu testemunho, como por ele ser usado como instrumento nas mão de Deus, por ser ele muito comunicativo e fazer amizade com muita facilidade.
    Ás vezes ele me trata um pouco mais rude, de acordo com ele por stresse do trabalho, e outras percebo que tem mais a ver com o jeito com que ele foi criado. No tempo em que estamos juntos, ele já mudou muito. Agora estamos enfrentando muitas lutas para construir nossa casa.
    Já terminei com ele 3 vezes e ele sempre me pedia (implorava) para voltar. Todas as vezes que voltamos, ele sempre veio melhorando e o que mais me aborrecia ele não fez mais. Eu falo para ele que tenho medo que ele cometa tudo novamente e que eu não estou disposta a passar por tudo de novo e que caso nós terminemos mais uma vez será definitivo. Ele não é romântico e á vezes sinto falta, pois sou muito romântica e sei que se eu quiser realmente ficar com ele terei que aceitar isso. Mas as outras coisas não sei se vou aceitar. Estou dando um tempo pois acredito que ele tenha que ver de perto o que é ser um crente de verdade, o que realmente significa ser evengélico, tendo em vista que ele nunca teve isso. Será que isso significa “Deus escrever certo por linhas tortas”? Últimamente tenho tido muitos questionamentos sobre nosso relacionamento, se é realmente vontade de Deus ou não.
    Diante das dificuldades de contruir nossa casa (nosso cartão não tinha liberado o valor, o banco não liberou o crédito para nós e o cartão da minha mãe não passou) orei a Deus e pedi que ele nos mostrasse o que fazer, se não fosse vontade dele, que não conseguissemos, mas que ele nos guiasse. No dia seginte tirei uma promessa que dizia que Deus responderia nossa oração. Nesse mesmo dia conseguimos comprar todo o material. Depois disso pouco foi feito. Já pagamos a primeira fatura do cartão e ainda não conseguimos levantar sequer uma parede.
    As pessoas que me conhecem dizem que ele não me merece, por causa do jeito grosso dele de vez enquando. Sei que sou amável, mas ás vezes sou muito estourada (mais com as pessoas que já tenho mais intimidade) tem horas que estou profundamente irritada e sei que puxei isso do meu pai. E meu namorado acaba tendo muita paciência comigo nesses momentos. Isso é outro fator que me deixa com dúvidas. Tenho um irmão deficiente, e ele aceita bem isso, sabe que em algum momento quando meus pais não estiverem mais aqui, meu irmão será minha responsabilidade. Ele sempre gostou de farra e eu sempre fui muito presa e com isso me tornei muito caseira. Nesse tempo em que estamos juntos ele não vive mais na farra, no muito, vai até a esquina de casa jogar carta, ele afirma que é apenas por diversão.
    Uma vez ele disse ter medo de eu me envolver demais com a igreja e acabar esquecendo dele, pois foi isso que uma ex dele fez. Tem horas que fico em dúvidas, tem horas que tenho ceteza. Ás vezes vejo que vale a pena lutar pela conversão dele, mesmo não sabendo quanto tempo isso vai durar, e ás vezes tenho medo de me enganar. Conheci um casal (pastor e esposa), que ele a maltratava muito quando eram namorados, se ela ia para a igreja, ele dizia que não ia pagar lanche para ela, pois se ele tinha dinheiro para dar ao pastor, tinha dinheiro para pagar lanche na rua. Ele dava chutes nela na rua, dizendo que ela estava olhando para o lado, e etc, mas ainda assim ela acreditou que Deus poderia muda-lo. Hoje ele é completamente apaixonado por ela, faz de tudo para agrada-la, é um grande homem de Deus e vejo que Deus o usa grandemente. Fico pensando, se Deus nos faz aceditar no impossível, porque deveria duvidar que Ele pode mudar meu namorado? Então ouço meu amigo me falar que sua tia passou pela mesma situação, e no tempo em que esteve casada, sua vida foi um inferno, que ela vivia chorando porque seu marido vivia na “gandaia”, ficava fora de casa… e que foi um alívio quando ele morreu. Não quero isso para mim. Há um tepo atrás tive um sonho que o diabo tomava conta (possuia) do meu corpo começando pelos pés e fincando raízes no meu coração, e quando isso acontecia, eu perdia a vida, e no último suspiro, eu gritava quase sem forças que eu pertencia a Deus. Isso ficou na minha cabeça, na época eu nem sonhava em conhecer meu namorado. Já passei por cada coisacom ele, que me fez lembrar esse sonho que tinha tido anos antes. Há algumas semanas, tirei promessas durante alguns dias que dizia que o povo vivia em pecado e que Deus dava chance para se arrependerem, mas os que não se arrependerem, seriam destruidos. Ai mesmo que fiquei com medo. Como saber se realmente é de Deus meu relacionamento, como ter certeza que ele será transformado por Deus e que valerá a pena continuar nessa luta? Ao mesmo tempo que acredito, tenho receio de está me enganado.
    Antes, ele vivia dizendo que não me amava, que gostava de mim mas que não me amava. Eu sentia nele um receio de se entregar. Depois que voltamos, da última vez, ele vive dizendo que me ama, quando comento sobre o que já aconteceu na nossa vida, ele diz que antes ele dizia isso, mas que agora ele me ama. Sinto que agora estou começando a viver um namoro de verdade, mas enfatizo que ainda falta ele mudar em alguns pontos. Este casal de pastores, do qual tinha falado anteriormente, sempre davam muitos conselhos e a esposa dizia que não existe príncipe encantado, que o que vem pra gente é um sapinho bem feinho e que nós os transformamos em um príncipe.
    A verdade é que são diversos desfechos de uma mesma história e eu não sei em qual me basear. Se me falarem que tem chances de dar certo, vou lutar, pois não teho medo de lutar. Se me disserem que não adianta, não vai dar certo e eu perceber que realmente não vai dar certo, então eu paro. Só não quero ser covarde em parar, nem quero deixar a benção de Deus passar insistinto em algo que não dará certo.
    Por favor, se possível, gostaria que a resposta chegasse também para meu e-mail. Que Deus nos ajude!!!

    • Diana, aguarde breve resposta a esta sua mensagem. Luciano.

    • Diana,
      e-mail enviado para você.
      Luciano

    • frank nagai minoda /

      Acho que Deus ja mostrou que essa pessoa não é para vc, não deixe o sentimento tomar conta do seu coração, a propria biblia diz que a salvação vem mediante a fé… a maioria das pessoas escolhem o caminho mais facil, sempre confundida pelos sentimentos provenientes do coração e na maioria sempre se dão mal, não vou nem entrar no detalhe do joio e do trigo, acho que isso todo cristão deve entender o seu significado e o que implica em querer tentar juntar aquilo que Deus deixou bem claro(Deus não é Deus de engano e nem de duvida). cara amiga, dê ouvido a voz do Espirito Santo(sabedoria) não a voz da carne(coração)… Deus não dá meia benção, Deus age por completo… Deus Te Abençõe em Sabedoria! para que o teu discernimento alcance aquilo que Deus quer pra tua vida!
      abraços!

    • JULIANA /

      Diana…bom dia!!

      O casamento não muda ninguém….o que promove a conversão nas pessoas é o espírito santo de Deus. Se vocês já terminaram 3 vezes, seja lá pelo que tenha sido, significa que você já se aborreceu profundamente com as coisas que ele fez.
      Quando você diz que é estourada com as pessoas mais próximas, isso não dá direito a ninguém de te tratar mal ou com falta de educação…
      O nosso marido/ noivo/ namorado tem que compartilhar as nossas alegrias e dividir as tristezas…tem que ser um relacionamento sadio, que te faça bem.
      Eu penso que você deveria meditar nesse versículo: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”
      Efésios 5:25

      • Amilton /

        Será que existe algum conselho na Bíblia para as mulheres em relação aos seus maridos?
        Obrigado!

        • Sim, a Bíblia fala com toda a família. Ao lermos a Bíblia veremos espalhados vários ensinamentos que trarão paz nos relacionamentos tanto conjugais, quanto familiares e sociais em geral.
          Quero destacar um trecho bem direto, que diz o seguinte:

          Livro de Efésios, Capítulo 5:

          5.22 Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor.
          5.23 Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo.
          5.24 Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido.
          5.25 Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela.
          5.26 Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra.
          5.27 E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.
          5.28 O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo.
          5.29 Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja,
          5.30 pois nós somos membros do corpo de Cristo.

  7. Marcelo /

    Mais uma vez eu falo, esses texto são bençãos.. e me falta muita fé, tenho muitos medos e incertezas, tenho conversado muito com Deus esperando respostas e pedindo ajuda… cada vez mais me vejo que me falta muita fé… mas não desistirei.

    • Jamais desista, Marcelo. Não desista de deus, não desista dos seus sonhos, não desista de viver. Não desista de buscar Deus. Eu sou fruto desta persistência e você também verá a glória na sua vida!

  8. daniele /

    assim como a amiga DIANa TEM ESSES questionamentos tambem tenho pois moro com um homem a 7 anos ele não é pai das minhas filhas,porem no inicio do relacionamento nós brigavamos muito de baixaria mesmo quando bebiamos,principalmente eu porem parecia que existia amor,porem com o passar do tempo hoje eu me convertir ja quase um ano e que parei de beber ,hoje eu vejo umas coisas do qual eu fico perguntando pra DEUS sera que é isso que DEUS quer pra mim,hoje eu não brigo mais e quando ele estar atacadinho eu relevo,e me pergunto sera que ainda existi amor nessa relação ou se me acomodei em viver com ele devido eu ter duas crianças,pelo conforto que tenho,as crianças,mas sera que é só isso,as vezes eu me sinto tão desprezada parece que só estou aqui nessa casa pra servir,falta dialogo,falta carinho,falta beijo,falta quase tudo,menos a parte material,mas eu sinto falta de algo mais oque devo fazer pedir a DEUS uma mudança nesse relacionamento,me separar eu não sei oque fazer parece que minha vida estar um mar de tedio acho que não entrei num quadro grave de depressão por amor muito as minhas filhas que só tem a mim.me ajude por favor.

  9. Cristina /

    Olá, desde pequena sonho em fazer faculdade de direito, qnd terminei o ensino medio prestei pra vestibular mais nao passei, nessa epoca falei com um tio meu que é pastor e ele me respondeu que nao era da vontade de Deus. Entao fiquei 12 anos com esse sonho no meu coraçao mais nao fiz mais nao fiz nenhum vestibular nesses anos prq nao queria faer nd contra a vontade de Deus, orei muito pra Deus tirar esse sonho do meu coraçao mais nd aconteceu, esse ano de tanto as pessoas me falarem pra fazer denovo o vestibular prq tds sabem do meu sonho, resovi fazer, nao passei cheguei a acertar73% de um cadero e 60% em outro mais zerei em redaçao, fiquei muito triste, me sentindo um fracasso. Mais agora td mundo diz que tenho que tentar prq essa faculdade e dificil mesmo muito concorrida, mais meu tio diz que as coisas de Deus nao dao errado, td dá certo se der errado nao e de Deus, eu fico entao pensando que nao e de Deus esse sonho e um sonho so meu. Mais eu quero muito que Deus tire esse sonho do meu coraçao, pois nao quero ficar desejando algo que nao seja da vontade dEle, eu tava estudando td dia a tarde prq nao trabalho e a tarde nao tenho o que fazer so cuido da minha filha, mais agora nem quero estudar mais fico assistindo tv sem ter nd para fazer. Me diz qual a sua opiniao sobre isso por favor. Obrigada! Que Deus lhe conduza!

    • Minha sincera opinião é que você não deve desistir dos seus sonhos!!!

      Força, ânimo, levanta a cabeça, estuda mais e mais!

      Não se deixe abater!

      Você conseguirá!

      Entregue nas mãos de Deus esta faculdade e use depois de formada os seus talentos de advogada para abençoar outras vidas!

      Paz!

  10. karina /

    Luciano, a paz, vou ser breve, tenho 33 anos, renunciei a um relacionamento há quase 3 anos por amor ao Senhor, a pessoa não era convertida e eu não estava tendo um relacionamento em santidade, apos isso, me batizei e me firmei com Jesus, decidi esperar em Deus a pessoa preparada para mim, durante esse período (quase 2 anos) não me relacionei com ninguém, meu coração estava fechado, tinha feito um propósito com o Senhor, entreguei meu coração a Ele e pedi para Ele escolher por mim, pois minhas escolhas foram frustradas. Comecei a namorar há sete meses, busquei confirmações, aprovação dos meus pais, e essa pessoa foi a unica que durante esse período me interessei. Apos um mes de nosso encontro começamos a namorar, sempre tivemos muitas brigas, é tudo muito dificil, ele não é da forma como eu esperava, e tem dois filhos, porém, nunca foi casado, busquei informação se filho significava aliança de casamento, pois eu não queria viver adulterio. Ele é uma benção, Ama a Deus acima de todas as coisas, prega a palavra, me trata extremante bem, mas meu coração não aceita diante da situação dos filhos, as demais coisas tudo bem, mas aceitar a questão dos filhos para mim é dificil. Enfim, não entendo o motivo de tudo ser tão diferente do que esperava, até mesmo a questão financeira, se decidissemos casar hoje, pelas minhas condições poderia acontecer, mas pelas dele não. Meu coração está um pouco resistente, mas não posso esquecer das confirmações de Deus, seria como rasgar a biblia, tudo foi feito de baixo de muita oração…

  11. Viviane Maria da Silva Souza /

    Pastor meu nome e viviane estou passando pelo processo muito grande em minha vida quero que os irmaos que entrarem e verem esta msg estejam orando pela minha causa desde ja agradeço fiquem na paz.Falem comigo estou realmente precisando conversar com alguem.

    • Olá Viviane,
      Conversaremos por email, por questão de privacidade sua.
      Que o Senhor a ajude e abençoe
      Conte com minhas orações.
      Luciano Maia

  12. karina /

    Luciano, a paz, aguardo seus comentários sobre o que expus no dia 22/03, é muito importante seu comentário. Obrigada. Que Deus te abençõe.

  13. Marcelo /

    Envia um e-mail para mim por favor, quero saber mais da Vontade de Deus. Grato

  14. Priscila /

    Ola,sera q vc pode me ajudar? So preciso de uma direcao…

  15. Cintia gonzaga /

    Deus abençoe a minha vida e a dos meus reais verdadeiros amigos,em nome de Jesus!!!

  16. Cintia gonzaga /

    Faca com que eu tire passaporte,faca a matricula na faculdade e me ingresse num concurso publico!,,

  17. cintia gonzaga /

    DEUS ABENÇOA A MINHA VIDA E A VIDA DE TODOS OS MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS E AMIGAS,EM CRISTO JESUS!!!

  18. agradeço imenso a Deus por terem uma mente ampla para o desenvolvimento dos cristões em todo mundo. Obrigado a tods

  19. Joana /

    Ola , gostaria de saber se deve esperar ou esquecer de vez.
    Conheci um moço pela internet ainda estava casada, e nesta espoca era somente amizade, mas depois me separei e ai me apaixonei por ele e ja estamos nessa a mais de 2 anos so que ainda nao nos conhecemos,eu gosto dele demais , so que ele é uma pessoa muito ocupada e diz que tbm gosta de mim, ja se propos vir me conhecer mas acabei dificultando.agora me arrependo, ele nao é da mesma religiao minha,mora a mais de 300km,é mais jovem e solteiro eu tenho 2 filhos adolescentes,eu gosto demais dele e nao penso minha vida sem ele, nao consigo esquece-lo, mas nao sei se continuo tentando ou desisto, pelo fato da distantia de sua vida corrida,nao sei o que faço,tbm nem sei se realmente ele gosta de mim como eu gosto dele.minha vida ta estacionada pq nao consigo ver outros homens so tenho olhos para ele e ainda nem nos conhecemos pessoalmente.o que faço?

    • Joana,

      Uma coisa não pode acontecer: sua vida ficar estacionada esperando o nada.
      A atual situação que você está se permitindo é muito triste e por isso mesmo está fora da vontade de Deus para a sua vida.
      Apesar de todas as diferenças (distância, tempo, idade, etc.) você precisa tomar uma atitude com relação ao seu sentimento. Deus não quer que soframos nem quer que nossa vida se estacione diante de situações que nós mesmos criamos para nós.

      Não tenho um conselho específico para seu caso, mas, na lógica, ou você vai conhecê-lo pessoalmente no ambiente familiar dele, ou ele deverá vir conhecê-la no seu ambiente familiar. Se vocês não puderem promover este encontro no máximo em quatro semanas (um mês é tempo de sobra para se organizar um fim de semana livre), é porque esta estória é totalmente fora de qualquer propósito sério e o melhor a fazer é partir radicalmente para outra alternativa.

      Que Deus a abençoe!

  20. ADYGUI /

    Obrigado SENHOR por seu imenso amor,sempre colocando pessoas maravilhosas,falando por intermédio delas.Quando estou angustiado ,aflito ,desesperançadoe confuso meu AMADO vem com refrigerio.Muito obrigado PAI!!!

  21. lorena /

    ola luciano entrei neste site por acaso, pois estou cheia de dúvidas, me formei em nutrição aos trancos e barrancos, com muita dificuldade nao financeira, mas intelectual, pois antes de entrar na universidade tive a minha 2 crise depressiva, fazendo eu nao terminar meu 3 ano e entrar direto na universidade,entrei na universidade, passei numa particular, começei a cursar o curso, mas mesmo assim eu era muito problematica, dormia muito por conta do medicamento da ansiedade, pois sou ansiosa em execesso, e tenho que conviver com transtorno de ansiedade, nao estudei da forma correta, pois dormia muito e muitas vezes eu nao sabia estudar, tinha auto estima baixa, e tinha muitos problemas, mas mesmo assim eu conseguia levar pois fazia terapia, quando começei a me encontrar a me aceitar a me sentir inteligente conheci um rapaz e começei a me relacionar com ele, este rapaz quase destruia minha vida eu cheguei a ouvir gritos e vozes mandando eu desistir, foi horrivel eu vivia deprimida, ai rezei, orei e conversei com deus e ele me livrou, tudo passou, mas eu permaneci no erro na universidade, estudei, mas nao da forma certa, agora terminei o curso e nao me sinto preparada p exercer pois sei que errei muito e area que eu queria era ser nutricionista clinica esportiva eu sonhava com isto, mas nem sei se consigo mais, e nem sei se e da vontade de deus, pois durante o curso tive brigas na faculdade, richas entre colegas, sofri muito, muitas vezes tenho vontade de largar e fazer outro curso p fazer diferente mas nao sei o que e mehor se eu virar empresaria ou se eu for fazer faculdade de estetica, sinceramente tenho muitas duvidas e preciso saber qual e a vontade de deus o melhor caminho p minha vida profissional
    obrigada

    • Lorena,

      Pelo seu email, vejo que você é mesmo nutricionista de coração, ou não usaria o nome a profissão no endereço eletrônico.

      Apesar de toda a sua confusão mental, quero dizer que, sobretudo, Deus abençoa as suas escolhas e ele o fará.

      Ele tem a capacidade de abençoá-la em qualquer profissão que voc~e escolher e se dedicar.

      O fato de você não ter feito uma boa faculdade não significa que você não possa atuar em sua área. Pois, mesmo depois de contratada, você poderá continuar a estudar em casa, consultar livros e material didático e ir se aperfeiçoando conforme as demandas forem surgindo.

      Fazer outra faculdade também não te garantirá que agora a depressão não a atrapalhará. se vc fizer outra faculdade e esta também não for bem feita, sua frustração será ainda maior.
      Eu não faria outra, mas dedicaria-me à atual profissão e buscaria colocação no mercado de trabalho URGENTE, pois quanto mais tempo parada, fora do mercado de trabalho, menores as chances de ser contratada]. se demorar demais, ninguém mais a contratará e aí sim, poderá tudo ficar mais complicado.

      O problemas não está na profissão, mas creio que dentro da sua alma: você tem de acreditar em você!

      Força, garota! Força! Vá a luta que Deus te abençoará!

  22. Cintia gonzaga /

    Deus abencoe meus caminhos e dos meus reais verdadeiros amigos e real verdadeiro amor no nome de jesus!

  23. Cintia gonzaga /

    Meu deus arrume um bom emprego e um bom marido rico para mim!

  24. Cintia gonzaga /

    Meu deus me leve ao show da beyonce e da rihanna!y

    • Não deixa de ser um desejo legal! Acredita que um amigo me deu um ingresso para o show da Beyonce e eu não fui porque não curto muito as músicas dela?

  25. Bárbara Sant'Anna /

    Muito bom o texto. Estou passando por um momento dificil. Estou desde 2011 desempregada e sem pespectiva. Tenho 24 anos e sou atriz formada, e no começo desse ano fiz planos de me mudar pro Rio de Janeiro e tentar a minha carreira. Entrei em um restaurante pra juntar dinheiro pra poder me mudar. Com um mes de trabalho tive uma dor crônica no pé que me impossibilitava de andar no dia seguinte. Descobri uma doença congênita que grudou os ossos do meu pé fazendo com Que ele ficasse torto, forcando as articulações, por isso sentia dores. Tive que pedir demissão pois não conseguia andar. Me senti péssima pois fiquei com medo de não conseguir mais empregos, ou que Só poderia trabalhar em uma mesa ( coisa Que abomino! Meu maior medo é ser concursada e ter Que trabalhar numa mesa com um computador e um Monte de papel na minha frente hahaha). Senti medo de nunca mais poder subir em um palco e atuar. Além disso minha mãe foi diagnosticada com câncer no mesmo período que descobri a minha doença. Foi muito dificil assimilar tudo isso de uma so vez. Entrei numa depressão horrivel em que o inimigo botava mentiras na minha cabeça, de Que eu era um peso, uma desempregada, que eu não servia pra nada, que eu devia tirar minha Vida, etc. Só consegui melhorar quando busquei de verdade a Deus e fiz profissão de fé. Ia todos Os Dias pra igreja e pra grupos de oração. Em uma quarta feira fui em uma igreja diferente que estava tendo reuniao de oracao. Eles perguntaram se eu tinha algum pedido e eu não pedi pelo meu pé e nem pela minha mãe, em vez disso eu disse ” a única coisa Que quero pedir é pra ter fé, e pra continuar em seus caminhos. Porque dessa forma ele vai cuidar de todo o resto.” Me pediram para ajoelhar e todos oraram por mim ao mesmo tempo. Durante a oração senti uma paz e um calor do espirito santo. Comecei a chorar muito e senti uma mão tocando o meu pé. Terminado a oração uma menina me perguntou se eu tinha algum problema no pé, eu super surpesa respondi que sim e ela me disse ” Deus me revelou durante a oração. Mas pode ficar tranquila que ele ta cuidando de tudo”, perguntei se ela tinha tocado meu pé e ela disse “não! Não toquei! Eu estava atras de você e te digo com certeza Que ninguem aqui tocou no seu pé.” Sai da igreja extremamente feliz Sem mancar e sem dor alguma. No carro voltando pra casa ouvi uma voz na cabeca “mexe o pé” e olhei pra baixo e meu pé tava mexendo sem dor e com uma mobilidade que nunca tive, pois meu pé era travado e colado. Esse presente de Deus renovou minha fé, e me fez ficar mais forte pra cuidar da minha Mae. E com a misericordia de Deus, minha mãe foi curada do cancer. Meu pé nao esta totalmente curado, mas ja consigo andar e fazer atividades Sem dor. Mas eu prefiro assim, porque sempre que sinto uma dorzinha eu me.lembro do cuidado de jesus em minha vida, e sei Que com.dor ou nao, andando ou nao, o proposito de Deus vai ser cumprido na minha. Vida. Agora vejo Que Deus precisou parar tudo na minha vida planos, sonhos e saude pra poder me lembrar dele e busca-lo de verdade. Meus planos de ser atriz de tv eram vazios e nao glorificavam a ele. Deus da dons a todos nos para que possamos falar de seu evangelho de diversas formas. Por isso que agora estou com um sonho de fazer filmes com carater cristão. Eu sei que na JOCUM é possivel fazer e tem cursos focados exatamente pra isso. Tenho que decidir no máximo antes do natal se devo ou não ir pra JOCUM. estou orando muito e estou a 3 semanas fazendo jejum, e pretendo continuar até o natal. Não sei se é o proposito dele para mim ou não. É muito dificil ficar em casa Sem.emprego, me sentindo paralisada. Mas o espirito santo sarou minha angustia e estou com.paz de cristo. Mas não sei o que fazer. Não sei se tomo atitude e se Der errado vou saber que nao era vontade de Deus, ou se continuo na inercia esperando uma resposta.

  26. Marcelo Libonati /

    Quando eu fazia as coisa pela minha própria vontade, ou melhor, pelo meu desejo, não havia um propósito que me levasse a um crescimento. Eu criei aquele método de ser feliz. Eu fazia e me satisfazia momentaneamente, mas, quando encontrei e comecei a estudar o evangelho de Jesus, passei a compreender a necessidade de estar em conformidade com a obra divina, e comecei a fazer parte desta obra de evangelização da alma, modificando todo o meu ser a passando e ser feliz aos olhos de Deus.

  27. Francisco /

    Nunca fui religioso ou crente, no sentido de acreditar, desde pequeno tenho problema de dicção, o que me causou um isolamento sentimental para com outras pessoas, sempre quis sair deste isolamento e solidão, encontrando alguém, e sempre foram tentativas frustradas, a dois anos comecei a participar de uma igreja evangélica, mas todos os sentimentos ruins permanecem, ainda hoje, inclusive revolta contra Deus por sempre me deixar com o sentimento de abandono, busquei a Deus em orações, nada, será que errei tanto na vida querendo algo simples e que está inclusive na Biblia,”E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
    Gênesis 2:18″
    Se ao menos Deus me respondesse eu não estava tão enraivecido contra ele, quero acreditar e servir a Deus, mas preciso de um sinal também!

    • Francisco,

      eu não tenho uma resposta pronta para você. Aliás, não gosto de pastores ou pessoas que dão respostas prontas.

      Sugiro que você busque nas Escrituras respostas e modelos de pessoas que tiveram problemas e como venceram suas limitações.

      Pessoalmente, tenho limitações, diferentes das suas, porém, limitações. A estratégia que eu usei foi buscar suplantá-las por meio dos talentos que Deus me deu. Todos temos defeitos e qualidades, vantagens e desvantagens físicas, tanto diferenciais quanto limitações genéticas e intelectuais. Não há ninguém perfeito e ninguém totalmente “inaproveitável”. Além disto, fatores sócio-econômicos e culturais podem nos catapultar ou nos embotar.

      Não podemos crer que nossos problemas sejam grandes demais. Assim, sempre busquei não olhar muito para as minhas limitações, mas focar-me nas minhas qualidades e diferenciais e buscar ser muito bom no que sei fazer. Buscar desenvolver minhas habilidades. esta forma de vida me deu alegrias , me deu aceitação própria e permitiu que á partir de minha auto-aceitação, a sociedade me aceitasse.

      Hoje, muitos pensam que minha vida é “perfeita” – mas tive a oportunidade de, no meu livro MEU AMIGO RICO, expor parte das inúmeras limitações que eu consegui vencer com a força de Deus que está dentro de nós.

      Não desista dos seus sonhos. Não desista de viver. Enxergue-se como Deus o enxerga: uma semente que poderá virar uma árvore que alimentará muitos. mas cada árvore dá um fruto diferente…

      Deus o abençoe.

      Luciano Maia

  28. Barbara /

    Olá,

    O texto é muito bom, e ajuda a muitas pessoas que estão confusas, com relação a escolhas.
    Deus esta sempre conosco, nos dando oportunidade e ele tem planos para todos nós e o que vc fez ou deixou de fazer não muda o inicio, pois Deus escolheu você.

    Passei por duvidas e fiz escolhas que hoje vejo que foram erradas, meu marido foi embora a algum tempo (uns 9 meses) e a pouco fiquei sabendo que esta com outra pessoa, é algo que dói muito pois ainda gosto dele, pouco antes de ele ir embora entreguei meu casamento nas mão de Deus e meu marido se foi, não sei qual o propósito de Deus com tudo isso, o porque ele foi, porque esta com outra pessoa e o porque de eu ter que passar por isso, mais Ele sabe e confio na sua infinita sabedoria.
    Deus abomina o divórcio e por isso creio na restauração do meu marido e do meu casamento, para honra e gloria do meu senhor Jesus Cristo.

  29. MARIO SERGIO FERREIRA /

    TODOS NOS TEMOS DUVIDAS, EM RELACAO A BIBLIA ;MUITAS DAS VEZES NOSSA CARNE PEDI ALGO . E O ESPIRITO QUE ESTAR EM NOS DIZ OUTRA.EM SALMOS;37,5-ENTREGE O REU CAMINHO AO SENHOR E TUDO MAS ELE FARA

  30. Maria Clara /

    Olá Luciano!
    Obrigada pela maravilhosa mensagem,Deus te abençoe muito!
    Tenho uma decisão séria que vai mexer com a minha vida em todos os sentidos. Eu fui criada pela minha vó. E atualmente moro com minha tia,completando os 18 meu tio não me quer morando mais com eles. Preciso ir morar com minha mãe fora do país,meu medo maior é sair do foco,do meu ministério. Não quero largar o ki me custou tanto pra construir,n comentei com ninguém mas um casal de jovens me procurou e disse ki se eu ficar eles me dariam suporte.
    Creio que sou capaz,e sei que Deus também vai me capacitar. Mas meu coração se parte em ver os planos dá minha mãe com a minha ida. Eu n queria magoá-la mas se eu for pra lá meu ministério morre,eu posso até continuar nos caminhos do senhor mas imagina como deve ser triste um passarinho não poder voar.
    Ela tem ressentimentos com o Brasil e por isso não quer voltar. Me ajuda?? E desde já obrigada!

    • Maria Clara,

      sua decisão não é mesmo nada fácil. Sua descrição não me dá muitos subsídios, pois não sei qual seu ministério, não sei coo se sustenta (se trabalha ou se estuda) e não sei a condição de saúde de sua mãe.

      Caso sua mãe precise de seu apoio por questões de saúde ou coisa que signifique algum apoio importante, creio ser uma questão de demonstrar a ela o poder do amor de Cristo – o que é o que Deus quer de nós: nosso maior ministério é o amor.
      caso você mesma se sustente, trabalhe e tenha sua própria renda, certamente que com independência financeira e com maioridade, está livre para decidir onde morará. caso dependa financeiramente de sua mãe, naturalmente que ela terá proeminência sobre suas decisões.

      Não se esqueça: Deus pode nos usar como Ele quiser e onde Ele quiser. Ele não depende de regiões geográfica ou coisa de qualquer “ajuda” nossa.

      Siga a maior lei, a lei do amor.

  31. Jaqueline /

    Bom dia pastor ,
    preciso de alguns aconselhamentos .. posso pedir no e-mail ?
    Sou jovem , evangélica , e minha vida sentimental está um pouco conturbada .
    Não sei se as decisões que estou tomando são as certas .. Preciso de ajuda !!!

  32. Mariella Leão /

    Bom dia a todos…

    Pastor, que lindas palavras! Dede bem jovem eu sempre me preocupei se as minhas atitudes estavam de acordo com a vontade de Deus, agora lendo seu artigo tudo aprece tão mais claro, tenho impressão de que “acertar” e fazer as coisas conforme o querer do Senhor não é assim tão difícil, pois Ele cumprirá Seus planos em nós apesar de nós. Embora tenha essa compreensão, ainda enfrento muitas dificuldades para tomar decisões, parece que sempre tudo que eu intento fazer está contra a vontade de Deus, mesmo coisa mais simples, como por exemplo, fazer um curso ou me engajar em um novo projeto, parece que Ele nunca está de acordo, que estou sendo “cabeça dura” o tempo todo. Pelo menos é o que eu sinto no coração, que Ele não está de acordo, pelo aperto e falta de paz que os pensamentos em realizar certas coisas me trazem. Não sei se consigo me fazer entender, mas sempre sinto no meu coração que algo que eu tento começar não é da vontade de Deus, e não é nenhuma atitude, como adultério, por exemplo, que sei certamente que vai contra a Palavra de Deus. Aí eu fico paralisada e não faço nada e a vida passa meio “em branco”!
    Também tenho uma outra questão que me causa bastante desconforto. Apesar de ter uma vida praticamente estabilizada (sou funcionária pública, estou comprando minha casa) tenho há muitos anos um desejo dentro de mim, sinto vontade de largar tudo e fazer faculdade de Medicina. À primeira vista talvez esta decisão não fosse tão problemática, pois sou adulta, solteira e sem filhos, não tenho ninguém que dependa financeiramente de mim, mas ainda assim isso parece contra-senso, pois já tenho uma vida quase estabilizada, já fiz uma faculdade e aparentemente está tudo bem, só que tenho de conviver com esse desejo latente dentro de mim, vivo com um aperto no coração porque não sei se isso vai se realizar algum dia, se Deus vai permitir isso na minha vida. Esse desejo de estudar me traz uma sensação estranha, uma ansiedade, um aperto no coração e uma grande falta de paz..
    Deus já falou comigo que devo desistir disso, mas eu simplesmente não consigo desistir, é muito triste desistir disso, dá uma dor tremenda, embora Deus tenha ministrado fortemente em meu coração que eu devo deixar esse objetivo pra trás. Essa situação está me trazendo um conflito muito grande, eu fico triste e ninguém entende, não consigo conversar sobre isso com ninguém. Aí eu fico meditando no por que desejo estudar medicina, se é porque sou exibida, orgulhosa, etc, porque muitas vezes eu acho que é isso sim. Eu não quero ir contra Deus, mas eu também quero ser feliz e ter meus sonhos realizados, pois tenho esse desejo há quase 13 anos. Ajudem-me, estou em grande conflito, isso chega a tirar minha energia, me deixa cheia de preocupação e ansiedade. Não posso fazer o que eu gostaria, fico pensando até quando vou ficar querendo algo que não é pra mim? Como faço pra tirar esse desejo de mim? Já desejei tanto e já orei tanto para que Deus me realizasse que não sei nem mais como orar a respeito disso. Pasto preciso de sua orientação. Se alguém tiver passado por situação semelhante me ajude também.
    Desde já agradeço.

  33. Deise Nessim /

    Coerente, racional e sem dogmatismos!!!! Puro Evangelho!!!! Que Deus em Sua Soberana Plenitude continue abençoando-o!!!!

  34. lenilsa de oliveira toledo /

    AMEI TD Q ESCREVEU REALMETE TENHO Q FALAR MAIS COM DEUS PRA VER QUAL É O PLANO DELE NA MINHA VIDA E TIRAR ESTA ANSIEDADE DO MEU CORAÇÃO ESPERO Q ELE TEM MISERICORDIA E TRABALHE NO MEU CORAÇÃO Q ANDO MUITO ANGUSTIADO SEM SABER PRA ONDE IR ESTOU PERDIDO NO MEIO DO CAMINHO ESPERANDO UMA LUZ PRA SEGUIR Q É JESUS PARA ME ILIMINAR.
    PARABÉNS PELAS PALAVRAS E PELO SITE Q É UMA BENÇÃO E ME AJUDOU MUITO ESTE MPMENTO FRUSTANTE Q ESTOU PASSADO Q DEUS OS CAPACITE CD DIA MAIS E MAIS Q DEUS OS PROTEJA TRENDAMENTE, OBRIGADO.

  35. joaozinho /

    fis um proposito com Deus e ate agora ele nao me ouviu

    • Tenho certeza que Ele ouviu. Apenas não atendeu. Nçao atendeu porque não é bom para você, ou porque ainda não é a hora.
      Pai ajuizado não dá carro para filho de 13 anos de idade… Há hora para tudo…. Coisas que parecem boas naquela hora aos nossos olhos, talvez não sejam, ou talvez precisem de mais tempo para maturação.

      Fazer um propósito com Deus serve mais para nos disciplinar do que para “obrigar” Deus anos atender. Deus atende a quem Ele quiser e quando Ele quiser. Ele é Deus. Nós somos servos…

  36. JOTA /

    TENHO UM SONHO DE PASSAR NA PROVA DA MARINHA PRA OFICIAL SO QUE NAO SEI SE A VONTADE DE DEUS EU PASSAR ,(DELEITA-TE TAMBÉM NO SENHOR E ELE TE CONCEDERA OQUE DESEJA TEU CORAÇAO ) SE O DESEJO DO MEU CORAÇAO FOR ISSO ESSE SONHO E SE DEUS NAO REALIZAR ESSE SONHO ?
    PQ FARIA SENTIDO ELE FALAR ISSO ?

    • Jota,

      “agrada-te do Senhor e Ele fará aquilo que deseja o seu coração”.

      Nosso coração deseja muitas, muitas coisas….

      Muitas destas são coisas boas, muitas outras, nem tanto.

      Se seu sonho é ser oficial, corra atrás dos seus sonhos: estude, inscreva-se, faça as provas, corra atrás dos seus sonhos, não fique parado questionando-se, pois o tempo passa…. Tenho certeza que com o esforço necessário seu, seu sonho se realizará.

      Corra!

  37. 'WASHINGTON /

    eu queria que vontade de DEUS na minha for uma verdade eterna

  38. LUCIANA DA CRUZ RIBEIRO /

    EU EETOU PASSANDO PELO DESERTO E EU TENHO PEDIDO A DEUS PARA RESTAURAR MEU CASAMENTO,LIBERTAR MEU MARIDO DO ADULTERIO,INCLINAR O CORAÇAO DELE PARA ME AMAR.

    DEPOIS DE DOIS MESES E 10 DIAS FORA DE CASA,ELE PARA NOSSA CASA,SO QUE NAO DESISTIU DA AMANTE,E NESSE FINAL DE SEMANA ELE VOLTOU A SE ENCONTRAR COM A AMANTE E A FICAR NA CASA DELA.

    EU NÃO ENTENDO PORQUE ELE VOLTOU PRA NOSSA CASA E ME DEU ESPERANÇAS,SENDO QUE EU NAO PEDI A ELE QUE VOLTASSE.ERA O MEU DESEJO MAS EU PEDIA PARA DEUS.

    SE NAO ERA DA VONTADE DE DEUS PARA QUE ELE VOLTOU.

    EU ESTAVA SUPORTANDO A AUSENCIA DELE,FAZIA MINHAS ORAÇOES,JEJUAVA IA A IGREJA TRANQUILAMENTE.

    AGORA DEPOIS QUE ELE FEZ ISSO,FIQUEI ATORDOADA,COM RAIVA,COM VERGONHA,COM UMA ANGUSTIA TREMENDA.

    EU PRECISO ESQUECE-LO,EU PRECISO QUE DEUS ARRANQUE ELE DO MEU CORAÇAO.
    SOU CASADA A 17 ANOS,TEMOS 04 FILHOS.
    SE É VONTADE DE DEUS QUE ELE VIVA COM OM NAO SEI.EU SO TENHO CERTEZA QUE DEUS VÊ TODO MEU SOFRIMENTO E SE ELE QUERER,ELE PODE REVERTER ESSA SITUAÇAO.
    ME AJUDEM PORQUE NÃO É FACIL ESQUECER UMA PESSOA DE UMA HORA PARA OUTRA.
    FAÇA A TUA VONTADE NA MINHA DEUS.

    PRECISO DE SUA AJUDA.

Deixe um comentário