QUEM É DEUS PARA VOCÊ?

Deus é o seu pastor? Ou Ele é seu pai, seu amigo, sua mãe, sua avó?

Davi usou Ele mesmo como sendo o referencial da bondade de Deus para com ele, quando faz um dos salmos mais famosos e conhecido em toda a bíblia. “ O Senhor é o meu Pastor”. O Salmo 23. Davi, talvez, por ser o filho mais novo de uma família com muitos irmãos, não deveria ser o mais lembrado pelo pai, como podemos deduzir no episódio quando o profeta procurou um na sua casa para ungir Rei de Israel e o pai fez com que todos os seus filhos estivessem na frente do profeta e esqueceu que ainda tinha um filho mais novo, cuidando das ovelhas, que era Davi.

Davi não escreveu dizendo que ele próprio, Davi, era bom ou um bom referencial, mas quando ele estava pastoreando, ele era sim, um referencial de cuidador, de suporte, de segurança, de amigo, de irmão.

O Senhor é, o meu Pastor.

Davi talvez não teve um amigo – ou um dos seus irmãos – em quem ele pudesse confiar tanto a ponto de o ter retratado como Deus, mas ele usou a figura de um pastor de ovelhas. Ele pode ter falado de outro pastor que ele conheceu nos campos, mas pelos relatos que a bíblia mostra sobre ele, como pastor de ovelhas, matando um leão e um urso, com as próprias mãos, para poder proteger suas ovelhas, podemos crer que Davi estivesse falando dele próprio.

Os nossos referenciais de Deus são apresentados a nós no decorrer das nossas vidas. Pois nunca vimos Deus, não sabemos como Ele é, não conhecemos seu cheiro, sua cor, sua textura, sua altura, sua largura, sua forma geométrica, seu sexo – se é que Ele tem um…

Para outras pessoas, O Senhor pode ser a família, pode ser o amigo, a profissão, o pastor da igreja, o irmão de sangue, o irmão de igreja, o primo, o marido, a esposa, o pai, o tio, a tia, o padrasto, a madrasta, o padre, a babá, o filho, a filha…

Descobrir quem Deus é para nós é importante para valorizarmos não o próprio Deus, porque ELE não precisa ser valorizado por nenhum ser humano,  mas é importante para darmos valor a alguém ou alguma coisa, ou alguma profissão, como no caso de Davi, e entendermos que Deus usa e quer usar esse mundo para se revelar a nós. Ele vai usar o pai, o irmão, a mãe, os avós, o marido, os filhos, o pastor. Ele vai usar você, para ser revelado nessa terra.

Somos a imagem e semelhança de Deus quando decidimos sermos bons, desenvolver o caráter de Deus em nós, quando damos a mão ao próximo, quando amparamos o necessitado, investimos na vida das nossas ovelhas, investimos tempo na vida de nossos filhos, quando somos amigos zelosos pela amizade, quando valorizamos quem somos, quando valorizamos o dom de sermos pais, professores, médicos, empresários, faxineiros, amigos, irmãos, pastores, filhos, tios, sobrinhos, avós, vizinhos, netos…

Ser você mesmo pode parecer muito mais do que você imagina, haja vista que você pode estar sendo O Deus revelado para alguém que você sequer imagina.

Observe com cuidado sua postura em casa, na empresta, nos relacionamentos familiares, com as amizades, pois você pode estar representando um papel muito além do que você imagina para outros, ou até para você mesmo.

Se eu tivesse que escrever hoje um salmo como Davi, acredito que o meu começaria assim: “O Senhor é minha mãe, ou o Senhor é minha avó”.

E você, quem seria Deus para você?

Joberson Lopes  YWAM DaySpring Tyler, Texas-EUA 13 de maio de 2017

Share

2 comentários em “QUEM É DEUS PARA VOCÊ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website