SONHOS…

Sendo o desejo filho da falta, o sonho é seu neto.

Um dos aspectos que diferencia o homem dos demais animais é a sua capacidade de sonhar. Habilidade que, ao lado do “telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor”, permitiu que saíssemos das cavernas*, tal qual Deus nos pôs.

Como é bom sonhar. Não se paga imposto algum e podemos criar as mais impensáveis aventuras, propósitos e criações. Jovens são especialistas nisto. Jovens sonham fácil. Jovens sonham com um futuro brilhante, um casamento feliz ou tudo o que os possa fazer felizes.
Uma das diferenças entre os jovens e os velhos é a capacidade de sonhar, intrínseca no primeiro grupo, adormecida no segundo.

Porque o tempo tem a capacidade de diminuir nossa capacidade onírica?

Para um jovem é adequado ser sonhador, posto que todas as alternativas estão disponíveis em sua frente. Qual caminho devo seguir? Há vários! Tudo ainda é possível e cada decisão pode nos levar a lugares incríveis. Podemos tomar decisões responsáveis que nos levem ao prazer ou irresponsáveis que nos causem sofrimento – ou vice-versa – não há regras muito definidas.
Um fato é que algumas escolhas eliminam outras. Algumas portas que abrimos fecham outras e a vida torna-se um grande funil, o qual limita possibilidades e sonhos. Daí os velhos não terem, na lógica humana, muitas opções.

Outro fator é que o tempo não é elástico. Quando jovens, sequer lembramos-nos de sua existência, pois “eu tenho todo tempo do mundo”. Decorrido este, nosso relógio biológico vai avisando que não temos mais muitas oportunidades para errar, ou seja, o racional suplanta o emocional. Os sonhos não encontram mais muito espaço.

Sonhar é coisa de jovem!

Sonhar é coisa de jovem?

Tem um trecho na Bíblia que diz que quando o Espírito Santo for derramado sobre as pessoas “os velhos sonharão”… Este trecho é muito interessante, pois o autor em seu discurso começa a inverter as características próprias dos jovens e dos velhos.

Alguém já disse: “…nunca roube o sonho de ninguém, pois esta pode ser a única coisa que ela tenha…”.

Lembro-me de quando eu era criança. Como eu era parecida com as demais… Como eu sonhava! Em minha imaginação eu criava um futuro brilhante para mim, cheio de coisas boas. Alguns anos e cicatrizes mais tarde eu perdi a capacidade de sonhar. Isto aconteceu num momento especialmente difícil, no qual as muitas perdas massacraram minhas esperanças, inclusive entrei em depressão. Não via em minha frente razões que pudessem justificar a minha existência e não sonhava mais, nem dormindo, nem acordado.

Creio que um dos grandes milagres que de Deus em minha vida foi a minha reabilitação onírica.
Se estou usando este computador ou a internet, foi porque pessoas sonharam em criar novas tecnologias. O mundo roda em função dos sonhos de alguns.

Você e eu rodamos quando sonhamos e ficamos estagnados quando este vai embora.

Não perca a sua capacidade de sonhar. Brigue com si mesmo para manter esta capacidade acesa! Caso ela esteja adormecida “desperte seus sonhos”. O Espírito Santo permite que velhos sonhem. Veja quantas pessoas construíram coisas interessantes já em idade avançada! Seria até enfadonho citar algumas destas pessoas aqui.

Se o medo nos paralisa, o sonho nos dá asas!

Gostaria que você assistisse este filme, que tem muito à ver com o que estou dizendo e está sendo o grande hit da internet nesta semana. Imagine: Uma senhora escocesa interiorana que não teve grandes oportunidades na vida porque viveu para cuidar de sua mãe doente – nunca sequer teve um namorado! Uma vida desperdiçada? Mas, apesar de tudo, ela sempre teve um sonho: ser uma cantora profissional. Nunca desistiu deste sonho impossível.

Neste filme ela conta o seu sonho e, claro, é ridicularizada publicamente. Mas veja o que aconteceu depois.

Ainda bem que Susan, mesmo no alto dos seus 47 anos de idade não desistiu do seu sonho. Não desista você dos seus.

O filme é antigo e manjado; mas para quem ainda não conhece, é imperdível.

Britain's Got Talent 2009 – Susan Boyle por glide64

*Momento exegético-hermenêutico:

Questionado por um leito, apresento esta linha de raciocínio: Estivesse você hoje numa floresta, sem ferramentas de metal, sem noções construtivas de habitação, o que você preferiria para melhor alojar-se: uma árvore ou numa caverna? Claro que a segunda opção é mais adequada para uma pessoa que usa racionalmente o telencéfalo altamente desenvolvido dado por Deus. Não há dúvida que Adão, inteligente como era, preferiu a praticidade, segurança e o conforto de uma caverna do que viver em ávores ou arbustos, como um macaco.
Share

7 comentários em “SONHOS…

  1. Pastor Luciano,

    Parabéns pela merecida publicação do seu texto.

    Realmente esquecemos ou deixamos de lado nossos sonhos à medida que o tempo passa e, infelizmente, já desacreditados da "bobagem" de sonhar, muitas vezes interferimos ou impedimos os sonhos dos nossos filhos. Uma pena…

    Abs. e continue nos alimentando com suas palavras.

    Daniela.

  2. Todos já haviam falado desse video, da mulher, sua feiura, a supreendente reviravolta dos risos de deboches e finalmnete sua doçura na voz…
    Confeço que não tinha visto! Sério de tanto falarem eu imaginava sem ver!
    E hoje, principalmente hoje, eu precisava lembrar dos sonhos que nos fizeram permanecer em Brasilia e o George no Rio.
    Hoje não vemos a possibilidade de que ele seja movimentado para Brasilia a partir de 15 de julho próximo quando ele entrega o comando. Senti na voz dele uma amargura que me doeu uma tristeza que me entristeceu.
    Mas "Reverendomania" suas palavras foram maravilhosas!
    E o famoso video me fez lembrar que Deus nos dá sonhos para serem sonhados e força para torná-los realidade.
    Não sabemos os planos de Deus mas sabemos que estamos nas mãos Deles.
    Amamos você e sua família
    Monica

  3. Tantos sonhos se perdem pelos desejos de serem realizados sem termos tentados.
    Hoje especialmente hoje, vi o video pela 1ª vez. De tanto falarem eu já acreditava.
    E foi maravilhoso após suas palavras.
    Pois hoje eu precisava ser lembrada dos sonhos que nos fizeram permanecer em Brasilia e o George no Rio. Ainda não sabemos os planos de Deus para a vida do George.
    Mas sabemos que nossos sonhos estão nas mãos de Deus.
    Você tem sido abençoado e abençoador!
    Amamos você e sua família.

  4. A arte de sonhar nos faz unicos, cada qual com seus sonhos. É uma virtude que não se pode tirar…
    A citação quanto o opositor me lembrou o Luis Fernando Verissimo no seu livro: O opositor =))

  5. Sonhar eh algo exclusivo de quem não se esta satisfeito com o q tem e deseja algo melhor ou consegue enxergar q pode ser melhor.. que existem possibilidades =).. sonhar nao eh apenas divagar entre as ideias.. eh criar objetivos.. mesmo q sejam a primeira vista inalcansaveis, sao sonhos e sao eles q nos mantem vivos!!!

    PS: eu ficaria na floresta nao iria pra caverna!! na floresta tem alimento (riscos sao maiores.. mais vantagens tbm sao!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website