Sucesso em 2016!

 SUCESSO EM 2016!Sempre que eu despeço de alguém, costume despedir-me desejando “sucesso!” ao meu interlocutor:

_Tchau Luciano!

_Tchau! Sucesso para você!

Mas afinal, porque me despeço desta forma? Pois, o que é sucesso?

De forma genérica, sucesso pode ser interpretado como o estado da pessoa que atingiu os seus objetivos de vida. Numa visão mais mercadológica, uma pessoa de posses é tida como detentora de sucesso. Qualquer trabalho que atinja além das metas traçadas, é tido como um sucesso. Grandes bilheterias são um sucesso. Uma música muito executada faz do autor e intérprete pessoas de sucesso.

Há pessoas que não fazem questão de obterem reconhecimento profissional, familiar ou social. Sim, existem pessoas que fogem da notoriedade.

Há outras que notória e ardentemente desejam sucesso e o buscam com todas as forças.

Há os que o deseja, mas não assumem publicamente este ardor pelo sucesso, ou por medo das críticas, ou por medo do vexame de não atingir o sucesso publicamente prenunciado.

Entretanto, não conhecemos pessoas que ardentemente busquem o fracasso. Fracasso ninguém busca. Fracasso ninguém quer. Derrota não é desejo, mas conseqüência da existência. Nem o mais “low-profile” dos discretos dentre os humildes é capaz de conscientemente desejar ou buscar a antítese do sucesso.

Contudo, o que é mesmo sucesso?

Adão teve o privilégio de ter sido educado diretamente por Deus, mas não foi um educador de sucesso, posto um de seus filhos ter sido tão invejoso a ponto de praticar um fratricídio. Adão criou um assassino…

Moisés teve o privilégio de ter sido separado por Deus para libertar o povo hebreu escravizado no Egito. Foi educado na corte de faraó com status de príncipe, mas converteu-se num assassino, matando um soldado egípcio e escondendo o cadáver na areia. Moisés não pisou na Terra Prometida…

Davi foi escolhido por Deus para ser rei sobre os Judeus. Dominou nações. Saboreou vitórias. Mas teve uma vida familiar conturbada e recheada de fracassos. Premeditou o assassinato de Urias, posto a mulher deste fiel soldado ser uma gostosa (e não existir nem pílula anticoncepcional nem camisinha naquela época). O filho de Davi com Bete-Seba morreu…

Afinal, o que é o sucesso?

Em nossas vidas, sempre teremos altos e baixos. Vitórias e fracassos. Lances certeiros e equívocos desastrosos. Não existe uma vida que seja pontuada apenas por gols marcados, mas não raro o placar vira contra nós…

Sim, queremos coisas boas e ardentemente desejamos o sucesso, mas esta não é uma realidade constante na nossa existência: Todos pecamos. Todos erramos e, às vezes, Deus até permite que circunstâncias desagradáveis ponham nossa fé à prova.

Ser cristão não é ter certeza do sucesso perene, mas saber que Deus nos auxilia nos fracassos. Neste momento, estou com um amigo que está encerrando sua empresa, que ele inaugurou pouco tempo atrás com muito entusiasmo e esperança. Eu estou triste porque o negócio dele não “foi prá frente”… Este evento me derrubou hoje. Mas será que este foi um lance de  fracasso ou de sucesso? Numa análise imediatista, a morte de Jesus foi vista pelos seus seguidores como um estrondoso fracasso e motivos de desesperança. Mas, para Deus, a morte de Jesus foi a maior da vitórias do bem sobre o mal. Tem coisas em nossas vidas que nos fazem mais bem mortas do que vivas…

Andar com Jesus não é garantia do sucesso (como entendido no mundo natural) mas oportunidade de aprendizado com erros.

Deus não dá carro novo para quem não sabe dirigir. Há determinados desejos que não se concretizam porque Deus é bom e sabe que não saberemos lidar com o que desejamos.

Muitas vezes não temos estrutura emocional ou psicológica para chegar onde queremos chegar ou ter o que desejamos.

Por vezes o “não ter” pode ser interpretado aos olhos humanos como fracasso, mas como sucesso aos olhos do Pai.

Afinal, o que é o sucesso?

Nesta vida passageira, sucesso é conseguir aprender o que Deus quer nos ensinar. Nada mais!

João Batista? Decapitado… Ele foi um homem de sucesso, pois o seu ritual (o batismo) perdura por séculos…

Jesus? Foi condenado à pena de morte porque falava coisas que os religiosos não gostavam. Ele foi um homem de sucesso, pois seu discurso continua sendo reproduzido até hoje!

E quanto aos personagens do início deste texto (Adão, Moisés e Davi), posso afirmamr: foram homens de sucesso! Todos os erros que eles cometeram apenas apontam para a humanidade deles, denunciando e alertando que nós, mesmo dentro da vontade de Deus, cometeremos equívocos e falharemos muito, entretanto, o plano que Deus tinha para realizar por meio da vida daqueles homens foi realizado, apesar deles. Assim, Deus realizará os planos Dele para a sua vida, apesar de você.

O que é sucesso para você?

Fico por aqui: Tchau! Sucesso para você!

(Texto publicado no livro Meu Amigo Rico, de Luciano Maia)
www.meuamigorico.com.br

_________________________________

Esta abaixo é uma história de sucesso?

Veja a emocionante história (real) de um casalzinho.
É para sorrir com os olhos… Ou chorar…
Ele se chama Casey.
Ela se chama Amy.
Ainda não sabemos os nomes dos que virão depois…

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=7733651&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1
Casey proposes to Amy from One Small Instrument Pictures on Vimeo.

5 comentários em “Sucesso em 2016!

  1. tocante..o vídeo (não li o post ainda, mas quis comentar)
    os momentos inesquecíveis são poucos, mas são o bastante..

    beijo

    Renata

  2. Adorei o texto!
    Ando ralando na faculdade e em seleções para as melhores vagas de estágios, o texto serviu muito bem pra mim, já que descobri que seleções não são o meu forte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website