TATTOO OR NOT TATTOO

Questão: “Crente pode fazer tatuagem?”

Uma pergunta que sempre fazem a mim é a seguinte: “pastô, pó fazê tatuági?” Tem horas que dá vontade de responder: “não dá, não sou tatuador, não tenho a maquininha, e nem sei desenhar a Hello Kitty!”

Brincadeiras à parte, muitos crentes ficam se perguntando se é plausível um cristão usar tatuagem. Usam alguns versículos para embasar sua argumentação. Basicamente dois:

Lv 19:28: Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.

1Co 6:19: Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Infelizmente temos o péssimo hábito de ler textos bíblicos de maneira isolada, sem conhecer o devido contexto. Não há nada nesses textos acima que indiquem uma proibição explícita a tatuagens.
Quando Moisés estava escrevendo Levítico, lembrou-se que, no meio dos povos pagãos em redor de Israel, era costume fazer marcações nos corpos em honra a seus mortos. O texto de Lv 19 deve ser lido em todo o conjunto, pois indica uma série de atitudes culturais próprias do paganismo, e não uma proibição da tatuagem por si só. Não é engraçado que ninguém ainda tenha se levantado para dizer que também é pecado os homens barbados apararem a barba, baseados em Lv 19.27, um versículo imediatamente anterior? Essa seletividade de pecados é tããão engraçada…
Já o texto de 1Co 6 não faz alusão a pretensas tatuagens, mas sim à prostituição. No contexto, entendemos que a cidade de Corinto era muito licenciosa. Era uma cidade portuária, com grande movimentação de estrangeiros, que buscavam “diversão adulta” nas horas vagas. Era também uma cidade conhecida por seu templo a Afrodite, com sua prostituição cultual. A coisa era tão braba que algumas prostitutas cultuais se convertiam, mas continuavam com sua aparência “profissional” anterior, ou seja, com a cabeça raspada, símbolo de dedicação a Afrodite. É por isso que, no cap. 11, Paulo fala sobre o véu e a confusão que se formava na igreja. Mas isso é outra conversa. O que interessa aqui, no cap. 6, é que Paulo não falava de um ato estético em si, mas sim atacava o comportamento pecaminoso expresso na prostituição de alguns crentes de Corinto. Paulo é ainda mais explícito no v. 15: Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum!
Portanto, o que Paulo e Moisés combatiam não era uma mera questão estética, e sim uma questão espiritual: nosso compromisso com Deus. Ambos os textos atacam, à sua maneira, nosso grau de comprometimento com Deus. Seja praticando coisas próprias dos pagãos (quem se lembra de rosas ungidas ou vales do sal?), seja na licenciosidade moral (onde “irmãs” sonham em ser capa da Playboy), o terrível problema a ser combatido não é um bocado de tinta injetado debaixo da pele. Combater tatuagem é, no meu entender, apenas uma cortina de fumaça. O que deve ser combatido, com todas as forças, é a superficialidade de nossa relação com Deus, que tanto envergonha o nome do Evangelho. Para isso, somente com a “tatuagem” do caráter de Cristo em nossos corações, somente com o lavar regenerador do Espírito (Tt 3.5). Em suma, não se preocupe com tatuagem, brincos, piercings ou coisas passageiras. Focalize sua energia, isso sim, em ser sal da terra, luz do mundo e testemunha viva do Rei vivo. Com ou sem tatoo.

Contribuição: Reverendo Digão

—————————

A estética e o comportamento são fortemente influenciados pela moda. Considerando que a moda muda, muitas vezes comportamentos da moda se tornam cafona em uma ou duas gerações. Outras vezes, roupas que eram “chique” ficam “bregas” ou o contrário.

Não podemos prever como que nossos netos verão os avós, já velhinhos e tatuados, como algo legal ou como um comportamento estranho e fora de moda.

Por falar em moda, para anunciar a grande abertura do Westfield Stratford City, que em breve será o maior shopping center urbano na Europa, Westfield criou esse curta-metragem muito bacana, chamado 100 YEARS / STYLE / EAST LONDON.

O filme, dirigido por Jake Lunt junto com a The Viral Factory, supreendentemente mostra em menos de 2 minutos (100 segundos pra ser mais exato) a evolução da moda, música e dança de East London.

50 comentários em “TATTOO OR NOT TATTOO

  1. Olá, querido irmão,

    Como vai? Recentemente, lancei em meu blog uma enquete sobre o assunto. O tema sempre é oportuno, tendo em vista o número de evangélicos que aderem às tatuagens, cada vez mais.

    Um abraço,

    Maya

  2. Caríssimo, sou ateu e prezo as opiniões que são fundamentadas, contudo, tendo convivido com crestes cristãos, não posso deixar de mencionar a existência de uma utilização selectiva das passagens que escreveu enquanto restrições a essas práticas. Por um lado apela ao contexto, mas existem religiosos que apregoam essas mesmas passagens como garante e justificação de uma proibição. Também este desconcerto entre pares religiosos sobre a Palavra divina que provam o tratamento indiscriminado dos textos em função da intenção da individualidade. No campo sociológico, continua a prevalecer uma máxima: "o social justifica-se pelo social" (eu sou da opinião que as ideologias religiosas estão aqui claramente englobadas, pois a simples observação permite observar desta forma, onde se inclui o uso selectivo dos textos que apontei anteriormente). Se este é um problema da sociedade, e se o querem resolver, é pelas relações sociais que têm de abordar os jovens e, sobretudo, com aspectos concretos, porque, como podemos reconhecer, se a juventude se aproxima de algum homem revestido de santidade, esse é Tomé.

  3. Olá Anônimo,
    Obrigado por sua contribuição.
    É incrível como que o ser humano cria partidos e facções pelas mais distintas crenças religiosas ou não.
    Por isso, sempre prefiro não ficar dolado da religião, mas do lado do discurso amoroso e tolerante de Cristo, que não se preocupou em querer provar ou "desprovar" nada para ninguém, mas apenas estimular enfaticamente a necessidade de nos tolerarmos e assim fazermos deste um mundo melhor.

    A paz de Deus está nas mãos dos homens…

    Paradoxal, né?!

    Eu não quero gastar minha energia tentando provar que deus existe.
    Não pérca a sua tentando me provar que Ele existe:
    APENAS AME OS DIFERENTES E CRIE A PAZ!

    O resto é perfumaria barata!

    • “O resto é perfurmaria barata”
      vai pro Face! hauhauhauha

      Conheci o blog estes dias (pelo umsabadoqualquer.com) e ó… desejo tudo de bom, e que voce seja a cada dia mais e mais usado. Deus abençoe…

      Claudia

  4. Caríssimo, prezei a sua postura pluralista comparativamente a outros pares que falham recursivamente na efectivação dessa ligação entre diferenças e concordâncias, em valores importantes como o respeito pela opinião, valor que tanto assiste às pessoas que têm crenças similares como aquelas que não acreditam.
    Com sorriso compreendi o desabafo sobre o dispêndio de energia, compreenderá certamente que me enquadro no conjunto de jovens "concretos" que escrevi anteriormente. Enfim, não revendo o mesmo "motor" para as minhas acções, manterei o meu respeito pelos demais porque não me considero especial e digno de um tratamento diferente.
    Enfim, quanto tudo o resto (reconhecendo a sua impossibilidade, por tantas e variadas razões) só posso escrever que teria mesmo de ver para crer.

  5. ola pastor!Muito oportuna a sua materia sobre tatoo!Sou evangelica e missionaria!Gostaria de tatuar no braco um versiculo biblico depois que jesus me livrou da morte de uma bruxaria feita por minha cunhada em chocolates para me matar!Mas tenho receios quanto a desagradar ao Deus todo poderoso que sirvo e que remiu e livrou minha alma da sepultura!MAS COMO FOI UMA ESPERIENCIA TREMENDA QUE DEUS ME DEU POIS ENTROU LEGIAO EM MIM E DEUS ME LIBERTOU VI TUDO ACONTECER!ESTA EXPERIENCIA ME MARCOU MUITO!PORISTO QUERIA MUITO REGISTRAR NUMA TATOO ESCREVENDO UM VERSICULO BIBLICO DO SALMO 23 QUE DIZ:AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOBRA DA MORTE NAO TEMERIA MAL ALGUM PORQUE TU JESUS CRISTO ESTA COMIGO!MAS COMO HA MUITA DIVERGENCIA A RESPEITO DE SE TATTO É DO DIABO OU NAO É?DEUS CONDENA?NAO CONDENA?NOSSA DA UMA DUVIDA MUITO GRANDE ENTRE O QUERER E O PODER!POIS A BIBLIA TAMBEM DIZ:POSSO TODAS AS COISAS;MAS NEM TODAS ME SAO LICITAS!CRISTAO PODE NAO PODE?MAS SEU BLOG JA ESTA ME AJUDANDO A DECIDIR E DISCERNIR!OBRIGADA PELA AJUDA!QUE DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO PARA ORIENTAR E ABENCOAR OS CRISTAOS REALMENTE COMPROMETIDOS COM A PALAVRA E COM A OBRA DE DEUS!!A PAZ DE JESUS!

  6. Muitas doutrinas de algumas denominacoes sao muito perigosas,muitas proibem usar brincos,calsas,cortar cabelo!É muito triste e perigoso ao mesmo tempo,um dia conheci no escritorio de meu dentista uma jovem tambem evangelica como eu que havia saido da sua igreja porque foi expulsa pelo pastor porque o trabalho que Deus havia dado a ela ela teria que usar calsas,e a igreja nao admitia membro mulher que ussasse calcas,so homem podia,mulher nao!Preferiram jogar a ovelhinha para fora da igreja para o mundo cao,a relevar que aquilo de vestir calca nao fazia dela uma alma pecadora e depravada!FIquei muito triste por ver ate que ponto vai a ignorancia de nao saberem interpretar a palavra de DEUS!So mesmo jesus para ter missericordia desses falhos pastores xiitas!Como missionaria procuro ler e me orientar na palavra de Deus para orientar essas pobres almas perdidas nos vales da sombra da morte para aonde jesus tem me enviado para falar de sua maravilhosa luz aos que jazem em trevas!Que DEUS CONTINUE NOS UNGINDO E ORIENTANDO PARA NAO COMETERMOS OS MESMOS ERROS QUE MUITOS OUTROS PASTORES TEM COMETIDOS AO LONGO DOS TEMPOS!ERRAR É HUMANO!PERMANECER NO ERRO É BURRICE!!A PAZ DE JESUS A TODOS!E buscai ao senhor enquanto se pode achar,invocai o teu nome enquanto esta perto!A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS!

  7. SOBRE FAZER A TATOO DEUS TOCOU NO MEU CORACAO ESTA NOITE PARA NAO FAZER!O ESPIRITO SANTO PERGUNTOU A MIM:JESUS FARIA UMA TATUAGEM?FALEI NAO!ENTAO O ESPIRITO SANTO PERGUNTOU:POR QUE VOCE FARIA?PORISTO EU DECIDI QUE NAO FAREI!TRAREI MEU CORPO EM SACRIFICIO VIVO AO SENHOR!TODAS AS COISAS ME SAO LICITAS;MAS NEM TODAS ME CONVEM!PRECISAMOS LUTAR CONTRA AS TENTACOES!COMO MISSIONARIA PRECISO TAMBEM LUTAR CONTRA AS MINHAS!E BUSCAR DO SENHOR SE PODEMOS UMA COISA OU NAO!O ESPIRITO SANTO É O NOSSO MAIOR AJUDADOR NESSAS HORAS!SE OUVI LO COM CERTEZA ELE NAO NOS DEIXARA CAIR EM TENTACAO E PECAR CONTRA CRISTO JESUS NOSSO SENHOR E SALVADOR!A PAZ DE JESUS A TODOS!A BIBLIA DIZ REGISTI AO DIABO E ELE FUGIRA DE VOZ!QUE DEUS NOS DE FORCAS PARA LUTARMOS CONTRA AS TENTACOES!A PAZ DE JESUS A TODOS

  8. TA MAS AGORA ME FALA JESUS USARIA BONÉ? OU SE NÃO ELE PASSARIA MAQUIAGEM NO ROSTO? NÃO NEM POR ISSO QUER DIZER QUE É TENTAÇÃO PENSE BEM ANTES DE FALAR NAS COISAS.

  9. EU FIZ MINHA TATUAGEM E ESTOU COM O PENSAMENTO LIVRE QUANTO A ISSO PORQUE JESUS NÃO FARIA TANTAS COISAS MAS NÃO É PORQUE ELE NÃO FARIA QUE QUER DIZER QUE É PECADO OU ALGO DO TIPO TEM COISAS QUE NEM EXISTIA NAQUELE TEMPO.

  10. “Anônimo disse…
    Tatuagem é coisa do demônio.”

    Será que estar no meio de um monte de gente sem ser reconhecido e atirar pedras naquele que você acha que está agindo errado é ação divina? (lembrem-se do caso da prostituta que deixou de ser)
    Que fique claro, aponto o erro para que ele não seja cometido novamente, mesmo sabendo que provavelmente ocorrerá, não julguemos as pessoas, mas os atos. Sei que cometo muitos erros, por isso procuro não julgar as pessoas, que humano pode julgar???

  11. Sabe, eu conheço os textos, e mesmo estando dentro da igreja fiz uma tatuagem, até porque concordo com o que foi dito. Porém acrescento algo, JESUS TEM UMA TATUAGEM. Blasfêmia, muitos vão dizer, acho que vou ser chingado :D. Mas me respondam, O QUE ESTÁ ESCRITO NA COXA DELE? Não precisa nem saber o que está escrito, SE TEM ALGO ESCRITO ENTÃO ELE TEM UMA TATUAGEM. Deixo com isso minha humilde contribuição.

  12. Bom, a maneira como você interpretou, não vou questionar, mas o problema é que a tatuagem é feita para sinalizar que vc segue algo, ou que vc ama muito algo, ok. Porém, prevalece o primeiro mandamento: Amará o Senhor teu Deus, sobre todas as coisas. Se uma pessoa faz uma tatuagem, talvez ela nào tenha feita com esta intenção, mas de boas intenções o inferno tá cheio, mas ela está fazendo uma marca no seu corpo que não é a de Deus. “Ah, mais é o nome da minha mãe!” Mas a nossa mãe está acima do poder de Deus, para que ela tenha seu nome gravado em nosso corpo que é um templo vivo do Senhor?
    Ou pior, pessoas que fazem tatuagem dos artistas que escutam, acaba virando idolatria. Nosso corpo como templo de Deus, só pode ser marcado pelo próprio Deus, outras marcas não são validas. “Ah mas e se eu fazer uma cruz?” Jesus disse que para sermos conhecidos como seguidores da Palavra de Deus, deveriamos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo. Ele não disse para fazer marcas no corpo.
    Porém cabe lembrar que, não será por uma tatuagem que uma pessoa vai para o inferno, mas creio que não seja uma coisa legal de se fazer ao nosso corpo.

    Seus artigos são muito bons!

  13. Bom dia,

    sou cristã católica, e acompanho suas mensagens pelo site. Tenho gostado bastante. E recebi a indicação do seu site, por um amigo agnóstico…

    Fui voluntária por 5 anos no Santuário mariano, e lá tinha um casal de tatuadores como servos. Eram pessoas boníssimas, piedosas, trabalhavam com muito amor. Tinham muito mais amor por Deus do que muitos e muitos outros.
    Por outro lado, tem muitas pessoas sem tatuagem mas com marcas invisiveis na testa e no corãção ao Deus dinheiro, ao Deus luxúria, ao Deus poder, que são muito mais ofensivas a Deus, na minha opinião.

    abraços, Letícia.

  14. REPRODUZINDO COMENTÁRIO RECEBIDO POR E-MAIL:

    Bom dia,

    sou cristã católica, e acompanho suas mensagens pelo site. Tenho gostado bastante. E recebi a indicação do seu site, por um amigo agnóstico…

    Fui voluntária por 5 anos no Santuário mariano, e lá tinha um casal de tatuadores como servos. Eram pessoas boníssimas, piedosas, trabalhavam com muito amor. Tinham muito mais amor por Deus do que muitos e muitos outros.
    Por outro lado, tem muitas pessoas sem tatuagem mas com marcas invisiveis na testa e no corãção ao Deus dinheiro, ao Deus luxúria, ao Deus poder, que são muito mais ofensivas a Deus, na minha opinião.

    abraços, Letícia.

  15. Olá Luciano…
    Parabéns!
    Gostei muito do seu texto. Um dia, senti que me olharam meio torto na igreja porque eu tenho uma fada tatuada nas costas…porque a coitada da fada é “mitologia pagã”. Na igreja que eu frequentei por um tempo, eles “ungiam” as tatuagens prá tirar delas possíveis relações espirituais com o “capeta” e eu sempre achei aquilo o fim do mundo….
    Nunca adorei um ser mitológico pagão, não sinto que tenho nenhum tipo de relação com isso, só porque tenho um desenho no corpo que escolhi por achar bonitinho.
    Gostei muito da fala da senhora católica…tantas pessoas sem nenhuma marca visível no corpo e tantas marcas horríveis no coração.
    Passou da hora dos cristãos pararem de agirem como seres supersticiosos que enxergam maldade em coisas sem importância e buscar uma fé mais madura.
    Também seria bom se eles se dedicassem mais ao estudo da Palavra e do contexto em que ela foi escrita, ao invés de ficar decorando versículos de efeito. Porque se fosse pelo levítico, ainda sacrificaríamos pombinhas depois do parto, não é mesmo?
    Um abraço prá vc e que Deus abençoe a iniciativa do seu blog!

      • Com Certezaa.. Tenho tatuagem e já enfretei todos os tipos de comentários, mas acredito em “Tatuagem não faz caráter..”..!!! Parabéns pelo Blog..

  16. Parabens pelas palavras com tanta coerencia em nossos dias verdade cortina de fumaça existe em nos um descompromisso com o maior mandamento que é amar os irmãos , sou tatuada fui criada na igreja e digo ja passei por muitas coisas mas repito o mais importante e amar quem esta proximo a nos

  17. Tatoo eh mais uma questao cultural do q religiosa, imaginamos civilizaçoes indigenas estão todas condenadas!?!? uma mulher q usa maquiagem constantemente tbm? toda e qualquer alteraçao estetica tbm se engloba nisto nao eh!? acreditar q uma “marca” altera a imagem de Deus sobre vc eh de certa forma ridiculo. Nao tenho tatuagem alguma .. no entanto eh todos meus instrumentos (sim sou musico, toco em igreja por opçao propria).. contem a mesma marca! o q ao meu ver não eh muito diferente de ter uma tatoo ja que tal desenho esta associado a minha personalidade tal como uma tatoo a pele de quem a possui

  18. Gostaria de parabenizá-lo pelo texto e pelos artigos…sempre venho acompanhando..descobri através da organica.
    Muito bom, nos faz enxergar as coisas de outra forma e discernir RELIGIÃO de aMOR de DEUS…
    😀

    • Sensacional, Wanessa,
      Volte sempre e, se foi bom para voce… Ajude a divulgar o site junto aos seus contatos.
      Abracao!

      Luciano.

  19. Ótimo texto, e ótima reflexão.
    Incrivel como a grande maioria não enxerga uma coisa tão simples. é só um desenho. rsrs

  20. Nasci em lar evangélico e cresci numa igreja razoavelmente tradicional (Quadrangular), então cresci ouvindo tudo o que imaginar contra tatuagens, homem usar brinco, essas coisas… precisei mudar de cidade e procurei uma igreja (quadrangular) e por questões de distância conheci outro ministério muito abençoado (Bola de Neve Church), quem não conhece logo aponta o dedo e diz q é ‘legalista’ demais, só pelo fato de não proibir o que eu tinha dito lá em cima.
    Hoje tenho minha opinião e creio cada vez mais que essas coisas são muito fúteis ao lado de muita barbaridade que a igreja (digo nós, me incluo) fazemos.
    Se a tatuagem fosse O PROBLEMA da igreja.. a gente tava feito. é o q eu penso.

    Pr. parabéns pelo site, muito bom mesmo, conheci quando tava atualizando o twitter de um projeto lá da Igreja (http://twitter.com/BiblioBola) já to curtindo no face e vo visitar sempre. Deus abençoe!

  21. PREZADO, ASSIM COMO FALA UM LOUCO FALA VOCÊ, JESUS DISSE ALGO QUE SE FIZESSEMOS SOMENTE ISSO ESTARIAMOS SALVOS, ELE PEDIU AOS SEUS APOSTOLOS QUE FOSSEM IMITADORES DELE E NAO DO MUNDO, AGORA VOCÊ ACHA NORMAL UM CRENTE LAVADO E REMIDO TATUAR O CORPO, A PALAVRA DO SENHOR DIZ QUE NADA TEMOS TUDO É DELE, E QUEM USA TATUAGEM SÃO OS LADROES TRAFICANTES, ESTÃO IMITANDO O MUNDO, O DIABO PRA DESTRUIR UM CRISTÃO PRECISA DE UMA BRECHA E A TATUAGEM É MAIS QUE UMA PORTA…. QUANDO TEM UMA BLITZ OS FILHOS DAS TREVAS DE TATUAGEM SÃO OS PRIMEIROS A SEREM REVISTADOS, QUANDO PASSA MORTE NUM JORNAL VOCÊ VÊ LOGO O CORPO MARCADO COM O CARIMBO DE SATANÁS.

    ACORDE AMADO, JESUS TE AMA, TATUAGEM NÃO EDIFICA NINGUEM, LIBERTE DA CARNE, POIS NADA VALE, O QUE VALE É O ESPIRITO, A BABILONIA E SUAS FILHAS TATUAM, FORNICAM, ADULTERAM, MATAM E TÁ TUDO NORMAL, QUANDO JESUS VOLTAR SUA TATUAGEM FICA JUNTO COM VOCÊ, JESUS NAO USARIA BONÉ QUE TIVESSE IMAGENS, MAS TENHO CERTEZA QUE COMO HOMEM HUMILDE ELE USARIA SIM, OS CRISTAO DAQUELA ÉPOCA ERA RECONHECIDOS PELOS COSTUMES E VESTIMENTAS, HOJE OS CRISTAOS QUEREM SER IGUAIS AO POVO DE SATANAS E ACHAM QUE ESTÁ TUDO CERTO, O NOME DE JESUS SÓ TEM PODER PRA QUEM CRER, SATANAS CONHECE A AGE PELO PONTO FRACO.

    CUIDADO O DEVORADOR ESTÁ AO SEU DERREDOR.

    JESUS TE AMA, E ESTE CORPO NÃO É SEU É DELE

    • Olá,
      Obrigado por sua contribuição . Não pretendo mudar a sua opinião. Eu a respeito e não quero questioná-lo. Contudo, minha resposta não é com o objetivo de contrapô-lo, ofendê-lo ou convencê-lo (coisa que não conseguirei fazer), mas como este é um espaço público, quero que outros leitores não fiquem confusos e respondo, portanto, aos demais leitores deste espaço.

      ¨QUEM USA TATUAGEM SÃO OS LADROES TRAFICANTES, ESTÃO IMITANDO O MUNDO¨:
      Não apenas ladrões usam tatuagens. Eu uso e sou um pastor que trabalha para o Senhor. Batizo várias pessoas anualmente. Vejo inúmeras vidas largando a vida de adultério, glutonarias, safadezas, mal-caratismo e arrogância. Inúmeros que se rendem aos pés de Jesus, com a ajuda de Deus. Portanto, é bom dizer aos ladrões para eles pararem de usar tatuagem, pois isto é coisa de crente. Advogado mal caráter ou político corrupto usam terno? Opa, se seguirmos a lógica apresentada pelo irmão, pastor não pode mais usar terno, pois é coisa de advogado mal-caráter…

      “A BABILONIA E SUAS FILHAS TATUAM, FORNICAM, ADULTERAM, MATAM E TÁ TUDO NORMAL”:
      A Babilônia e suas filhas também comem, dormem, estudam, trabalham e ta tudo normal… Devemos também parar com estas coisas? Já que os filhos das trevas o fazem também? Se os filhos de Babilônia fornicam, adulteram, matam e ta tudo normal, este não é o meu caso e nem dos membros de minha igreja, minhas amadas ovelhas. Contudo, eles tem a permissão de usar maquiagem, pentear os cabelos para ficarem mais bonitos/as, fazerem a barba para ficarem mais apresentáveis, usarem um belo terno, usar uma bela tatuagem ou um brinco. Pra mim, feio é o diabo!

      “JESUS TE AMA, E ESTE CORPO NÃO É SEU É DELE”:
      Por ser dele que devemos cuidar bem. Se alimentar bem, praticar exercícios físicos para que o corpo fique saudável e bonito. Não andar vestido de qualquer jeito, mas decentemente, dentro do que sua classe social te permite comprar, sem exageros, pois exagero é brega! (Acho que Deus não é brega, pois com seu bom-gosto criou uma natureza belíssima). Podemos usar brincos, maquiagem, tatuagem… Tudo sem exageros, pois todo excesso, além de feio e brega, é também pecado.
      Aconselho às pessoas que acham tatuagem coisa do demônio, que jamais façam isso, pois certamente que abrirão as portas da alma para o demônio. Contudo, como disse Paulo, não entrem em contendas com relação às datas de festas, comidas, bebidas e coisas secundárias. “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou do jugo da lei. Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

      Abraço a todos!

      Luciano Maia

  22. Queridos e amados irmãos ,(crentes em Jesus e não crentes) quero deixar registrado aqui , neste site Este artigo acerca de tatuagem , tb é interessante , uma vez que desperta algumas pessoas a discutirem sobre o que a biblia acha dessas marcas , se d´agora ou do passado, mas discutem e falam o que acham conveniente e Glória a DEUS que temos um canal destes pra falar e compartilhar nossas opiniões , ainda que sejam nossas marcas, que não sei , de verdade o que pensa o Senhor mas eu quero dizer que eu as tenho e não me sinto mal diante de DEUS nem mais diante do povo de Deus . Por muito tempo andei errante sem saber o caminho da verdade. Num desses caminhos , qdo as ruas eram mais sombrias e os becos eram mais apertados e as noites eram mais atraentes àqueles que não conhecem o SENHOR . eu respirava ódio e vergonha do ser humano .
    Eu cantava em uma banda , que só o seu nome entristecia o SALVADOR . eu moro na cidade de salvador , hj e conheço o verdadeiro SALVADOR da minha vida . Hj eu sei o que é estar perdido pra entender que é necesásário ser salvo e ter um Salvador.
    A banda chamava-se jesus bastardus e a sua meteórica ascensão no meio musical baiano foi contrastada com uma aterrisagem ainda mais rápida qdo tentei confrontar os homens que diziam ser servos do DEUS vivo , e que sabiam que qdo eu subia no palco deixava as minhas marcas à mostra e nunca chamava o nome do SENHOR pra me guardar e muito menos me perdoar pelas mesmas em meu corpo.
    fiz 16 distruida pelos braços e peito e até no pescoço eu carrego um crânio pegando fogo.
    Fui o 1º Punk da cidade de salvador a colocar um mohicano nos cabelos , qdo nem até mesmo os mais antigos punks da época , tinha o ” topete” de fazê-lo .
    A nossa banda era considerada INDISPENSÁVEL, nos shows que fosse haver mtos seguidores do movimento.
    Logo depois me tornei “Skinhead” ou Carecas do Brasil. Fiz mta besteira , perdi mto meu tempo e neste periodo nunca encontrei a verdadeira paz que só encontro , hj em JESUS .
    Qdo. eu já estava perto de encontrar-me com a morte , e quase agonizando , espiritualmente falando, eu liguei a televisão numa madrugada e , como que do “nada” alguém disse: você que ligou a tv agora , Jesus quer falar contigo ! Durante quase uma hora , eu pensei que estava louco pois comecei a falar com a TV discutindo com aquele apresentador de um programa religioso da época. Eu pensava , ora ele respondia , dizendo que JESUS sabia o que estava acontecendo comigo. Eu, naquela noite desafiei Aquele Deus que aquele homenzinho dizia servir , e lhe disse que se ELE me desse uma solução no meu problema que já fazia 01 ano e um dia que perdurava , e se fosse ELE “DEUS ” de verdade que fizesse isso no dia seguinte , que eu , não só O consideraria Deus , como iria Segui-Lo até o fim da minha vida ………
    Eu me chamo Claudio Sandro, tenho 45 anos e sou servo de Cristo Jesus e sirvo o SENHOR de todo o meu coração e sou membro da igreja adventista do sétimo dia , sou batizado e tenho um chamado por este DEUS e estou aguardando só Suas ordens pra dizer-me VA ! e eu irei aonde quer que ELE mande.
    Não tenham vergonha das coisas que fizeram no passado , pq eu só sei que tenho marcas pelo meu corpo qdo me lembram, e sei , que nem a altura, nem a largura, nem a profundidade que possa ter o comentário maldoso de alguém para me ferir e me afastar do Amor de DEUS , conseguirá fazê-lo e nem voltar atrás nas coisas que se foram nem me fazer lembrar de que estas marcas me deixaram mais dores do que alguém pode querer sentir , como as que meu SENHOR sentiu. estas , sim eu ainda quero vê-las , qdo o SENHOR me chamar nas nuvens e eu puder sentar-se ao seu lado pra conversar e puder tocar nas suas marcas, eu farei com Sua permissão e chorarei por ter feito as minhas sem Sua permissão.
    Fiquem com DEUS e que o Bom Pai lhes possa dar instruções pra não deixar os seus filhos serem marcados como “bois” como eu fui .

    • Cláudio,

      Obrigado por sua valiosa contribuição!

      Deus é um Deus pessoal.
      A salvação é pessoal.

      Continue firme nas suas convicções e que Deus o abençoe!

      paz!

      Luciano Maia

  23. PAZ a todos!
    Sou católico, convicto de minha fé e praticante. Sobre o tema, que causa ótimas reflexões, penso assim: desde há muito as mulheres furam as orelhas, hoje muitas tatuam as sombrancelhas, com a chamada “maquiagem definitiva” (o método é exatamente o mesmo de se tatuar outra parte do corpo), e tudo isso não é visto como “marcar o corpo”, ou algo que desqgrade a Deus. Penso no 1º mandamento, que diz, em síntese, que Deus deve estar sempre em 1º lugar em nossa vida. Logo, há pessoas que se tatuam pensando em Deus. E como nosso corpo é templo do Senhor, e como a beleza é subjetiva, muitos se tatuam pensando nisso, porque se sentirão mais felizes, porque desejam a tatuagem, porque a admiram, acham-na bela. Ora, se essa é a meta, que mal pode haver nisso? Afinal, quando usamos relógios de marca, acessórios de grife, não são essas “etiquetas” tatuagens culturais sobre nossos corpos??? Conheço pessoas que têm tatuagens para si, que nunca estão sem camisa para mostrá-las, estas que são vistas em momentos específicos, como numa praia, por exemplo. Tudo o que é feito para a glória do Senhor não pode vir do maligno. E se estou errado, rogo a Deus que me mostre, porque é assim que penso.
    Espero ter contribuído de alguma forma. Estejam na PAZ do Senhor, sempre.

  24. Pastor,

    Parabéns pelo texto, sempre fui contra a mistura de usos e costumes com praticas para a salvação. É como muitos falam nos comentários acima: tatuagens não definem caráter.

    Achei sua abordagem fantástica, que D-us o abençoe grandemente e te dê inspiração pra continuar escrevendo e esclarecendo o que é ser verdadeiramente cristão.

    Abração e que tudo vá bem, com a benção Divina.

  25. Tenho me perguntado a algum tempo se posso ou não fazer tatuagem, se Deus nao vai me mandar p os quintos dos infernos por esse motivo, mas eu realmente ate agora sempre triste, pq em todos os sites, blogs e etc, falam a mesma coisa, NAO PODE!
    Poxa, mas nao faço por mal, eh soh um desejo, axo bonito, gosto de desenhos no corpo e nao eh p mostrar a bunda q pretendo fazer, mesmo pq pretendo desenhar no ombro, e aqui foi o lugar onde eu me senti mais tranquila, vi respostas d pessoas mais sensatas talvez, nao somente d crentes (c todo respeito a religioes) fanaticos! Sou catolica, gosto muito de igreja, missa e faço curso d teologia.
    Agradeço o consolo!
    Bjus e fikem c Deus
    😉

  26. Karo amigo,

    bela interpretação porem com alguns erros em quesito de observar a cultura e outra de terminar princípios universais.
    A questão da tatuagem não é a mesma de fazer a barba. Deixar de fazer ou fazer a Barba é uma questão cultural, já fazer tatuagem está relacionado a algo maior que a aparência e sim, uma ordem expressa tal como não adulteraras. Deus nos criou perfeito e devemos respeito a Ele tatuagem é uma marca para a vida toda

    Primeiro vamos ao nosso exemplo que é Cristo.

    Ele fez tatuagem?

    NÃO, então por que eu devo fazer?

    Como será meu testemunhos como cristão?
    Será bem visto pelas pessoas que tento mostrar a Cristo em minha vida?

    Se você já fez, blz Deus o perdoa e aceita como vc é. Se voce é Cristão não faça pois não tem justificativas para isso. Somente a sua vontade e o que deve prevalecer é a vontade de Deus.

    Pessoal meditem nessa frase !

    DEUS ACEITA VC COMO VC É, MAS NÃO PERMITE QUE PERMANEÇA COMO ESTÁ !

    Deus aceita o ladrão, a prostituta, o mentiroso, o hipócrita,o viciado, mas não permite que esses continuem a praticar as coisas passadas. Nova vida , Nova Criatura !

    • Cristo não fez tatuagem, nem obturação dentária, nem fez faculdade… Ele também não viu televisão, pintou o cabelo ou tomou vitaminas… Tantas coisas que deveríamos deixar de fazer… Então, porque eu devo fazer? Não. Este não é um bom raciocínio.

      “Como será meu testemunhos como cristão?”
      Testemunho está relacionado a pecado. Se tatuagem não é pecado, não há o que se preocupar com testemunho.
      Neste mesmo raciocínio. Se alguém acha que cristão não pode ver televisão, não devo assistir para satisfazer o a visão distorcida do ignorante? Não. Este não é um bom raciocínio.

      “Será bem visto pelas pessoas que tento mostrar a Cristo em minha vida?”
      Mostramos Cristo na vida não pela aparência, mas pelas atitudes. Deus não vê o exterior, mas o mais profundo do coração…

      “DEUS ACEITA VC COMO VC É, MAS NÃO PERMITE QUE PERMANEÇA COMO ESTÁ !
      Deus aceita o ladrão, a prostituta, o mentiroso, o hipócrita,o viciado, mas não permite que esses continuem a praticar as coisas passadas. Nova vida , Nova Criatura !”

      Isto sim é um excelente raciocínio. Aqui concordo plenamente. Devemos ser novas criaturas! mas para isso não preciso mudar a marca do carro. Nem as mulheres precisam tirar os brincos. Nem devemos deixar de nos arrumarmos. Também não precisamos nos preocupar com quaisquer coisas exteriores, tais como uma tatuagem.

  27. Olá!
    Eu tô há tempos querendo tatuar um versículo, mas meus pais tem a mente muito fechada quanto a isso. Dizem que é pecado e tudo mais, a leitura do seu blog está sendo muito útil pra discutir a questão em família…
    Não se preocupe, não causou nenhuma briga hahaha
    Parabéns pelo blog, leio sempre!

    Deus te abençoe!

    • Olá Cilícia,

      fico feliz que nosso blog está sendo útil.

      Sim, tatuagem não é pecado mesmo.
      Contudo, desobediência aos pais é pecado….

      POrtanto, seja obediente a eles, até que você alcance a maioridade e possa tomar suas próprias decisões.

      “HOnra a teu pai e tua mãe…”

      beijão!

      Luciano

  28. Karo amigo, bela interpretação porem com alguns erros em quesito de observar a cultura e outra de terminar princípios universais.
    A questão da tatuagem não é a mesma de fazer a barba. Deixar de fazer ou fazer a Barba é uma questão cultural, já fazer tatuagem está relacionado a algo maior que a aparência e sim, uma ordem expressa tal como não adulteraras. Deus nos criou perfeito e devemos respeito a Ele tatuagem é uma marca para a vida toda

    Primeiro vamos ao nosso exemplo que é Cristo.

    Ele fez tatuagem?

    NÃO, então por que eu devo fazer?

    Como será meu testemunhos como cristão?
    Será bem visto pelas pessoas que tento mostrar a Cristo em minha vida?

    Se você já fez, blz Deus o perdoa e aceita como vc é. Se voce é Cristão não faça pois não tem justificativas para isso. Somente a sua vontade e o que deve prevalecer é a vontade de Deus.

    Pessoal meditem nessa frase !

    DEUS ACEITA VC COMO VC É, MAS NÃO PERMITE QUE PERMANEÇA COMO ESTÁ !

    Deus aceita o ladrão, a prostituta, o mentiroso, o hipócrita,o viciado, mas não permite que esses continuem a praticar as coisas passadas. Nova vida , Nova Criatura !

    • Caro Daniel,

      Cristo não fez tatuagem, nem obturação dentária, nem fez faculdade… Ele também não viu televisão, pintou o cabelo ou tomou vitaminas… Tantas coisas que deveríamos deixar de fazer… Então, porque eu devo fazer? Não. Este não é um bom raciocínio.

      “Como será meu testemunhos como cristão?”
      Testemunho está relacionado a pecado. Se tatuagem não é pecado, não há o que se preocupar com testemunho.
      Neste mesmo raciocínio. Se alguém acha que cristão não pode ver televisão, não devo assistir para satisfazer o a visão distorcida do ignorante? Não. Este não é um bom raciocínio.

      “Será bem visto pelas pessoas que tento mostrar a Cristo em minha vida?”
      Mostramos Cristo na vida não pela aparência, mas pelas atitudes. Deus não vê o exterior, mas o mais profundo do coração…

      “DEUS ACEITA VC COMO VC É, MAS NÃO PERMITE QUE PERMANEÇA COMO ESTÁ !
      Deus aceita o ladrão, a prostituta, o mentiroso, o hipócrita,o viciado, mas não permite que esses continuem a praticar as coisas passadas. Nova vida , Nova Criatura !”
      Isto sim é um excelente raciocínio. Aqui concordo plenamente. Devemos ser novas criaturas! mas para isso não preciso mudar a marca do carro. Nem as mulheres precisam tirar os brincos. Nem devemos deixar de nos arrumarmos. Também não precisamos nos preocupar com quaisquer coisas exteriores, tais como uma tatuagem.

      Respeitosamente,

      Luciano

  29. Olá Meu amigo!

    Como vai? Espero que você não esteja vendo nossas conversar como briga oks!? Pelo contrário para mim está sendo muito produtiva, pois confirma cada vez a minha fé no ASSIM DIZ O SENHOR.
    Vejo que seus argumentos são parciais, não estão pautados no “ASSIM DIZ O SENHOR”

    Vamos Lá!
    “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.” 2 Timóteo 3:16
    O texto diz TODA, ou seja, Antigo e Novo Testamento!

    E de que forma devemos estudar a bíblia?

    Isaias 28:10
    Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.
    Então devo estudar um pouco aqui e outro ali, para descobrir qual é a vontade do Deus.
    Sabemos que Deus não buscar uma igreja (apesar de indicar em sua palavra a igreja verdadeira).

    Em sua palavra diz em Apocalipse 21:3
    “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.”

    Então Deus no final dos tempos virá buscar o seu povo. Certo? Sendo assim devemos então observar quais, quem e como são as características do POVO DE DEUS.
    Deus nos criou a sua semelhança conforme a Sua imagem (Gn 1:26), sem tatuagens , marca, desenhos etc.
    A imagem e semelhança de Deus e se Deus é perfeito, fomos criados perfeitos em semelhança e imagem!

    No entanto no decorrer da criação após o pecado, com a multiplicação do ser Humano e conseqüentemente do pecado (Gn 6:5) Deus, tem separado, em todos os tempos, pessoas e povos para manter firme; as suas promessas, benção e proclamação das Verdades Divinas. Noé, Abrão, Isaque, Jacó, Isaias, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, João Batista, entre outros e NOS CHAMA HOJE para sermos pessoas separadas (santas) por Ele.

    Assim a palavra de Deus nos diz: em 1 Pedro 1:16

    “Porquanto está escrito: Sedes santos, porque eu sou santo.”
    Aqui Pedro está se referindo a passagem do Antigo Testamento Levítico 20:26 que novamente ele se refere ao povo de Israel e conseqüentemente serve para nos que somos chamados para ser seu POVO SANTO de acordo com Pedro.
    “E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus”

    Então se somos criados a semelhança e imagem de Deus, se somos povo de Deus e Toda escritura é divinamente inspira, então quando Deus ordena Povo de Deus (Povo Israel) para que não faça marcas na pele tal como não consultar os mortos não deveríamos também observar os ensinamentos divinos? Ou podemos fazer marcas permanentes na pele (tatoo) ou consultar os mortos, necromantes e adivinhadores?

    Levítico 19:28 e 31

    “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”
    “Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus.”

    Lembrando que Santo(s) aqui se refere a ser separado de acordo com a tradução etimológica.

    Então Deus nos chama para ser SEPARADOS! Mas separados do que? Para que?

    Separados do “Mundo”, das praticas pagãs, idolatrias (que não são somente imagens de santos e deuses) e sim tudo que vai a frente de Deus na sua vida. Êxodo 20:3 e 4

    Para serem Testemunhas do Deus vivo perante todas as noções e povos!
    Atos 1:8

    “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Sumária, e até aos confins da terra.”

    Leia a oração de Jesus em João 17 verás que Jesus roga para que nos livres do mal desse mundo, pois os discípulos não são mais deste mundo! No entanto incluem todos aqueles que crêem nEle v. 20.

    Então se não somo mais deste mundo e permanecemos aqui como viver, proceder em relação ao mundo?

    2 Coríntios 5:17
    “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. “

    Felipenses 4:9
    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
    Tiago 4:4
    “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus!”

    1 João 2:15-17
    ”Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

    1 Tessalonicenses 4:2-8
    “Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
    Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
    Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
    Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
    Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
    Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
    Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.”

    Observou qual a forma que Deus quer que vivamos?

    O fato de querer fazer tatuagem está pautado no “MEU QUERER” na minha vontade, oriundo de uma vontade egoísta (EU) e não de Glorificar a Deus.
    Pergunte-se por que fazer? As repostas sempre começaram com: Eu gosto, eu quero, eu acho bonito, acho legal, eu quero demonstrar carinho por alguém etc.
    Nos como Cristãos devemos viver uma vida simples e humildes e contrarias as praticas do mundo, não em meio polêmicas, má testemunho, discussões. Para que não sejamos motivos de escândalos para com aqueles que não conhecem a Deus, por mais que os descrentes critiquem, sempre estarão nos observando a nossa vida e essas praticas não são bem vista perante as sociedades e é de origem pagã dos povos antigos.

    Devemos andar com vigilância na palavra de Deus não para que, chegando o dia o Senhor não nos encontre em trevas.
    Deu vê o que está no coração, porém o que está no seu coração move as suas atitudes. Ele requer de nós um sacrifício vivo (conduta cristã).

    Romanos 12:1
    “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
    E de bem modo não como os outros povos que não conhecem a Deus.
    Levítico 20:22-23
    “Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.
    E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.”

    Não escrevo para julgar, pois sei que isso cabe a Deus e não a mim. Sei também que Deus não leva em conta os tempos de ignorância, querendo que todos se arrependam.
    Atos 17: 30
    “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”
    2 Pedro 3: 9
    “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”

    Oro por você querido irmão para que a Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam convosco! E que um dia possamos nos encontrar nas mansões celestiais.

    • Caro Daniel,

      Todo o seu raciocínio está baseado na premissa que tatuagem é pecado.

      Na sua linha de raciocínio, as marcas exteriores falam mais alto que as marcas interiores.

      Assim diz o Senhor:
      Nova Tradução na Linguagem de Hoje
      Levítico 19
      27 “Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem a barba.
      28 Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu sou o SENHOR.”

      Daniel, leia e interprete os versos acima. Bem, toda a cristandade não tem obedecido o verso 27… Essa seletividade de pecados é tããão engraçada…

      Na minha linha de raciocínio, o interior fala mais alto que qualquer marca exterior, tais como brincos, maquiagem ou ternos… Como vão saber que sou discípulo.
      Quais são as marcas que marcam os verdadeiros discípulos? exteriores ou interiores?

      Assim diz o Senhor:
      Nova Tradução na Linguagem de Hoje
      João 13
      34 “Eu lhes dou este NOVO MANDAMENTO: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.
      35 Se tiverem amor uns pelos outros,TODOS SABERÃO que vocês são meus discípulos.”

      E ainda:
      Nova Tradução na Linguagem de Hoje
      Atos dos Apóstolos 15
      15.28 “Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos NÃO POR NENHUMA OUTRA CARGA SOBRE VOCÊS, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias:
      15.29 não comam a carne de nenhum animal que tenha sido oferecido em sacrifício aos ídolos; não comam o sangue nem a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado; e não pratiquem imoralidade sexual. Vocês agirão muito bem se não fizerem essas coisas. Saúde a todos!”

      Viva a NOVA aliança!

      Luciano Maia

  30. Nasci em lar evangélico, tenho três tatoos e farei mais duas em homenagem aos meus filhos e isso não quer dizer que esteja colocando ninguém acima de Jesus Cristo. Será que aquelas pessoas que tatuam o nome DEle ou sua face, são melhores do que eu ou O amam mais do que eu amo? Tenho um amigo que tatuou o rosto de Jesus, pois queria que Ele fizesse algo. Como seu desejo, coerente, não foi atendido, Ele se revoltou com Jesus e disse que faria uma caveira por cima. Nunca fez, mas se diz ateu. Eu só quero fazer uma homenagem para os meus filhos e essa foi a forma que encontrei que mais me agrada. Continuo evangélica, dentro da igreja, respeito todas as crenças e pessoas. Quero deixar claro que a igreja é regida pelos homens e, assim como os homens, é também cheia de falhas e cobranças sem fundamento, mas lá eu também encontro a paz e me sinto mais perto de Deus, cabe a nós usarmos as peneiras para filtrar o que realmente importa. Querido Luciano Maia, cada vez te admiro mais. Seria tão bom se as pessoas fossem mais esclarecidas e mais bem resolvidas como você é.

  31. Parabéns, pastor, pelo seu posicionamento em relação a isso! Como você mesmo disse, muitos costumam basear argumentos sobre determinados assuntos em passagens bíblicas de maneira isolada. Isso sem se atentarem ao contexto. Muitos costumam também distorcer muito o que está escrito na bíblia. Distorcem parábolas para chegaram a uma conclusão querida por si mesmos. Eu não frequento igrejas e nem vivo em santidade, mas mesmo assim temo a Deus. Tanto é que cheguei nesta página procurando por relações entre tatuagens e religiões. Enfim, vários conflitos intrassubjetivos aos quais eu sei que deveria dar mais atenção.

  32. O próprio Jesus TEM tattoo: e na sua coxa está escrito “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Ap 19:16

  33. Nova por aqui, mas já gostando muito dos conteúdos abordados. Que Deus continue abençoando-os pra que possamos estar sempre podendo experimentar desse café abençoado. abraço.:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website