VOCÊ TEM MEDO DO QUE?

Lembro-me como se fosse realmente hoje. O telefone tocou. Era do hospital, falaram com um irmão mais velho e logo que ele desligou nos deu a notícia: “Nosso pai morreu!”. Eu, na verdade, não esperava esta notícia. Da janela do apartamento, olhava o horizonte distante naquele abafado crepúsculo do cerrado e chorava muito perguntando a mim mesmo o que seria da minha vida a partir daquele momento. Já não tinha mãe desde os sete anos e aos quinze acabara de me tornar um órfão por completo. Medo. A sensação de insegurança profunda me gerava medo do futuro. Às vezes meu olhar fixo no horizonte se desviava para as nuvens e eu perguntava a Ele: “Porque?”

No transcorrer da minha existência, tive muitos outros contatos com o medo. Mesmo adulto, ante a responsabilidade de ser um “pai de família” e estar desempregado, o medo de não conseguir cumprir com minhas obrigações me levaram à ansiedade e depressão.

O sentimento do medo nos acompanha durante toda a nossa vida. Até um bebê sente medo. Um velho, também sente medo, só de coisas diferentes. Nossa cognição, conhecimento e experiências são responsáveis por ampliar nosso campo de visão do mundo real e imaginário, assim, mesmo “crescendo”, continuamos com medos, só que de coisas diferentes. A Bíblia nos fala muito do medo. Ela não gasta muito tempo fazendo o que tentei fazer até aqui, ou seja, explicar este sentimento. Mas os textos bíblicos falam do medo como algo que deve ser evitado e eliminado da nossa vida. Veja, uma das expressões mais citadas na Bíblia é: “Não temas!”. Só no Novo testamento encontrei 385 citações, majoritariamente ditas pelo Mestre… Jesus disse “não temas” muitas vezes e em muitas circunstâncias diferentes para muitas pessoas.

Se Jesus disse “não temas” tantas vezes é porque tantas vezes foram necessárias dizer isto, posto, tantas e tantas vezes nós temermos. Algumas mentes brilhantes concordam com Jesus. Veja o que disse Albert Einstein: “Evitar a felicidade com medo de que ela acabe, é o melhor meio de se tornar infeliz.”

Temos medo de não ter e temos medo de perder o que já temos.
Temos medo de viver, mas também temos medo de morrer.

Temos medo de decidir e medo não fazê-lo.

Temos medo de tantas coisas. Jesus diz: “Não temas!”

Muitas de nossas escolhas são motivadas pelo medo:
-Namoramos, não porque gostamos, mas porque não queremos estar sozinhos.
-Casamos não porque amamos, mas porque não queremos ser um velho solitário.
-Cursamos medicina não porque nosso coração arde pelos enfermos, mas porque a remuneração é boa e nos dará segurança.

De fato, muitas escolhas são baseadas no medo.

Na cidade em que moro, muitas pessoas esforçam-se demasiadamente por uma vaga no serviço público. Isto é algo digno e justo. Entretanto, algumas destas pessoas claramente confessam que fazem isto exclusivamente em busca de segurança financeira, mas não por vocação, carreira, amor ou paixão fela atividade, ou seja, para alguns este é um caminho escolhido para exorcizar o medo de uma possível falta de dinheiro. Este é apenas mais um exemplo de escolhas baseadas no medo.

A pergunta é: O que você faria se você não tivesse medo?

Quando Jesus diz “não temas”, esta frase sempre está no contexto do cuidado divino. Deus conhece nossas necessidades, antes mesmo de nós, portanto, não temas!

Deus já sabe qual será a sua escolha, posto Ele ser onisciente, portanto, não temas.

Se Deus cuida dos pássaros e não falta comida para um pardal, não tenha medo, porque você é imagem e semelhança de Deus, portanto, vale mais que um pardal: Não tenha medo!

Deus é amor e não ódio, portanto, não temas!

Charles Chapin disse que a “vida é maravilhosa se não se tem medo dela”. Jesus quer nos dar uma vida maravilhosa, portanto, não tenha medo.

Não temas, não apenas porque Deus cuida de vocês, mas também porque o medo não faz bem. Medo faz muito mal! Medo paralisa, medo nos faz tomar decisões insensatas as vezes. Medo elimina grandes possibilidades! Medo fecha portas. Elevado à enésima potência, medo gera ansiedade e até depressão. Medo tira toda a graça da vida e elimina uma vivência cheia da Graça! O medo, de fato, é uma desgraça.

O que você faria se não tivesse medo? Como você faria? Onde faria?

Não tenha medo. Busque uma vida próxima da vontade de Deus. Ore. Ore como você sabe orar, pois não existe fórmula mágica para falar com deus posto Ele conhecer seus pensamentos antes deles se formarem. Nesta intimidade com o Pai não há lugar para o medo. Muito mais que seu pai terreno, nosso Pai Eterno e um paizão e tanto. Não tenha medo. Ele conhece suas necessidades e tem mais, Ele se alegra com a sua alegria e se entristece com a sua tristeza!

Hoje, muitos e muitos medos depois, digo a você: Não tenha medo! Não tem como Ele não te amar, pois Ele é amor.

Peça a Deus o cuidado Dele.
Entregue sua vida aos cuidados Dele.
Liberte-se do medo e viva a vida, que é uma dádiva de Deus.

__________________________________________________

Este curta-metragem nos conta de um anjo que caiu do céu para ajudar alguém, mas logo percebeu que a solução encontrada não tinha sido exatamente adequada. Então, partiu para outra e outra e outra solução…
Sim, o filme é uma caricata ficção, mas nos mostra que o sobrenatural, de fato, existe. Deus sempre dá um jeito de tomar conta das coisas, mesmo que a gente sequer desconfie, portanto, não tenha medo de viver!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oP59tQf_njc]

Share

9 comentários em “VOCÊ TEM MEDO DO QUE?

  1. Caro Pastor Luciano, mais uma vez suas palavras me tocaram, seu texto cabe exatamente com o momento que tenho vivido, vou procurar seguir as palavras do Meu Mestre. Um forte abraço!

  2. Pastor Luciano , também sou metodista , de uma congregação pequena , num distrito chamado São João do Aporé , gostei do que o senhor escreveu , me sensibilizou .Continue assim , amando seu ministério , Jesus precisa de pastores que realmente pastoreie suas ovelhas !!! A , tenho um filho que está no segundo ano fazendo Teologia .Ele também lutou muito até que resolveu atender a chamada do Senhor para sua vida .Deus te abençoe e toda seu rebanho .Abraços !!!

  3. Como se vc não fosse me reconhecer. rsrs

    Saudade de vc, meu amigo! Gosto muito de sua companhia e de suas conversas. Uma hora dessas a gente se encontra de novo. Quero ir à sua casa e à sua igreja outra vez. Manda um beijão pra Simone, tá? Muita saudade dela também.

    Estou num ritmo maluco de estudos. Até dezembro será assim.

    Só pra encerrar e vc ficar calmo: Videorelo, videorelo! kkkk

    Beijo no coroinha Jeferson q também não tenho visto com frequência.

  4. Pastor, quanta saudade!
    Mas estou sempre por aqui, me alimentando de suas palavras sempre muito verdadeiras e que nos fazem tanto bem. Obrigada por existir na minha vida! Um beijão enooooooorme nessa família linda e em todos nossos irmãos dessa abençoada igreja que hoje é responsável por um pedacinho da minha felicidade.
    Com carinho… *luzia*

  5. Luciano tudo bem?

    Gostei muito dos seu texto… sou Batista e você foi muito usado ao falar dessa sensação de medo. Sei que medo é o contrário de fé, e pretendo exercer minha fé mais vezes… =)
    Abraço Amanda Carvalho.

  6. OI Lu,

    Bela meditação.
    Existem muitos elementos em minha criação e convivência cristã que me remetem a este caminho do medo. E tenho sido confrontada por isso, pois "quando o bicho pega" é quando penso melhor sobre os assuntos que TEMO e, consequentemente, enfrento.

    Um beijo.

    Re

  7. Olá Pr. Luciano.
    É verdade, somos movidos por tantos medos, inclusive medo de ter medo. Mas devo sim aumentar e exercitar mais e mais a minha fé.
    Que o Espírito Santo continue o iluminando para nos alimentar com estas sábias e edificantes mensagens.
    Abraços.
    Edivan da Silva

  8. Caro Pastor Luciano, mais uma vez suas palavras me tocaram, seu texto cabe exatamente com o momento que tenho vivido, vou procurar seguir as palavras do Meu Mestre. Um forte abraço!

    Leonidas Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website